Publicidade
Economia

Onda de calor faz Brasil bater novo recorde de consumo de energia

Sistema Interligado Nacional registrou carga histórica de 103.785 MW na tarde de quarta-feira (12)

Imagem da noticia Onda de calor faz Brasil bater novo recorde de consumo de energia
Onda de calor faz Brasil bater novo recorde de consumo de energia | Freepik
Publicidade

A onda de calor que vem atingindo o Brasil nesta semana fez o consumo de energia elétrica bater um novo recorde no país. Dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) mostraram que, às 14h42 de quarta-feira (12), a carga do Sistema Interligado Nacional (SIN) chegou a marca histórica de 103.785 MW.

O registro é superior aos patamares anteriores. No dia 11 de fevereiro, o ONS contabilizou 103.335 MW, enquanto no dia 22 de janeiro a carga atingiu 102.810 MW.

O aumento da demanda de energia ocorre devido ao maior uso de aparelhos de ar-condicionado e ventiladores. Isso porque a massa de ar quente está fazendo com que as temperaturas superem os 30ºC em diversos estados do país. No sul, os termômetros chegaram a 40ºC, inclusive em áreas que não costumam ter altas temperaturas.

+ Asfalto 'derrete' em meio à calor de 40ºC em Santa Catarina; veja vídeo

Segundo a MetSul, a previsão é que a chegada de uma nova frente fria suspenda as temperaturas extremas a partir desta quinta-feira (13). O encontro das massas de ar frio e ar quente também irá ocasionar temporais com fortes rajadas de vento, sobretudo no sul do país. Um alerta foi emitido para municípios do Rio Grande do Sul.

Publicidade

Assuntos relacionados

Economia
energia
Onda de calor
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade