Calor de 36°C em São Paulo: entenda por que a sensação térmica é ainda maior
Massa de ar quente e alta umidade aumentam desconforto; previsão é de mais calor nos próximos dias
![Imagem da noticia Calor de 36°C em São Paulo: entenda por que a sensação térmica é ainda maior](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fsbt-news-assets-prod.s3.sa-east-1.amazonaws.com%2FDesign_sem_nome_52_b729d7ac16.png&w=1920&q=90)
SBT News
O Estado de São Paulo enfrenta uma onda de calor intenso nesta semana, com temperaturas que podem chegar a 36°C em algumas regiões. No interior, cidades como Registro devem atingir essa marca, enquanto Campinas, Ribeirão Preto e Bauru podem registrar até 35°C. +Helicóptero da polícia é alvejado durante operação no Rio
A sensação térmica está ainda mais alta devido à combinação de calor e umidade. Segundo o Núcleo de Climatologia Aplicada ao Meio Ambiente da USP, quando o ar está saturado de água, a transpiração do corpo humano fica prejudicada, dificultando a regulação térmica e aumentando a sensação de calor.
Esse efeito é medido pelo Índice de Calor, que considera temperatura e umidade para calcular o desconforto térmico.
Além das altas temperaturas, há previsão de pancadas de chuva e temporais isolados, principalmente no fim das tardes. O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) mantém o estado de atenção para o calor desde a última quinta-feira (6), alertando para o risco de alagamentos devido às chuvas intensas. +Ministro do Tribunal de Contas vai propor 'meio-termo' para desbloquear recursos do Pé-de-Meia
Os próximos dias seguirão quentes. Na quinta-feira (13), para a capital, a máxima será de 32°C, com umidade próxima de 35%. Na sexta-feira (14), os termômetros podem chegar a 31°C, com possibilidade de temporais mais abrangentes, aumentando o risco de alagamentos e transbordamentos de córregos.
A Defesa Civil orienta a população a se manter hidratada, evitar exposição ao sol nos horários mais quentes e buscar locais ventilados. Em caso de tempestades, a recomendação é procurar abrigo, evitar áreas abertas e não atravessar ruas alagadas. +Dor que causa invalidez: como prevenir e tratar problema lombar crônico?