Helicóptero da polícia é alvejado durante operação no Rio
Aeronave fez pouso forçado após ser atingida por tiros durante ação contra o tráfico na Cidade Alta
![Imagem da noticia Helicóptero da polícia é alvejado durante operação no Rio](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fsbt-news-assets-prod.s3.sa-east-1.amazonaws.com%2Foperacaoisrael2_3d223cfe0f.jpg&w=1920&q=90)
SBT News
Um helicóptero da Polícia Militar foi atingido por tiros durante uma operação realizada na tarde desta quarta-feira (12), na Cidade Alta, no Complexo de Israel, Zona Norte do Rio de Janeiro. A aeronave foi obrigada a realizar pouso forçado no Comando Naval da Marinha, localizado na Penha.
+ Avenida Brasil e Linha Vermelha fecham por causa de tiroteio em operação policial no Rio
Inicialmente, a Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro chegou a divulgar que duras aeronaves tinham sido alvejadas e forçadas a pousar. A informação foi corrigida depois. "Um helicóptero da Grupamento Aeromóvel da Corporação foi atingido e precisou realizar um pouso para avaliar as condições da aeronave. Não houve registro de feridos na ocorrência. A operação ainda está em andamento", informa a PM.
Durante a ação, a Avenida Brasil precisou ser interditada nos dois sentidos. O objetivo da operação policial era capturar o traficante conhecido como Peixão. Para dificultar o avanço dos agentes, criminosos incendiaram um caminhão, criando uma barreira na região.
Em meio ao confronto, três passageiros de um ônibus foram baleados. Até o momento, não há informações sobre o estado de saúde das vítimas.
O governador Cláudio Castro ainda não se pronunciou sobre o ocorrido. A assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Polícia Militar informa que o Comando de Operações Especiais (COE) fez uma ação conjunta com a Secretaria de Estado de Polícia Civil, no complexo de comunidades de Cordovil, Parada de Lucas e Viário Geral, na Zona Norte do Rio de Janeiro. A ação teve agentes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), do Batalhão de Ações com Cães (BAC) e do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq).
Na mesma região, segundo a assessoria, agentes do Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPBE) e do 16° BPM (Olaria) efetuaram o fechamento preventivo da Avenida Brasil e Linha Vermelha para evitar que a população fosse atingida. Apesar disso, ocupantes de um ônibus ficaram feridos no tiroteio.
"Peixão", autodenominado "traficante evangélico"
Álvaro "Peixão", chefe da facção Terceiro Comando Puro, possui mais de 30 anotações criminais e controla o Complexo de Israel. Ele é conhecido por adotar uma postura religiosa, se identificando como "traficante evangélico", espalhando símbolos judaicos pela região e expulsando moradores de religiões de matriz africana.
Apesar de várias investigações e indiciamentos, ele ainda não foi preso. A polícia acredita que "Peixão" estava em uma das duas propriedades investigadas, que têm áreas de lazer, academia e até lago artificial, mas conseguiu fugir antes da prisão.