Páscoa sem culpa: saiba a quantidade ideal de chocolate para comer sem exagerar
Celebração é marcada pelo exagero no consumo de chocolates; saiba como evitar

Brazil Health
Tradicionalmente, a Páscoa é marcada pelos ovos de chocolate, peixes e muita abundância. Mesmo com a alta dos preços, o brasileiro segue mantendo a celebração e alguns consumidores substituíram o tradicional ovo de páscoa pela barra de chocolate.
+ São Paulo registra primeiro caso de sarampo em 2025
A nutricionista Thaís Sarian, do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, garante que é possível resistir as tentação e aproveitar a data com prazer e saúde. Para isso, basta fazer escolhas inteligentes e conscientes.
Aproveite a páscoa e coma seu chocolatinho! Afinal, o cacau faz bem para saúde, previne doenças cardiovasculares, contribui para o alívio de sintomas da ansiedade e ajuda a liberar endorfinas no corpo.
Qual a quantidade ideal de chocolate que posso consumir por dia?
Para consumir o alimento diariamente, é importante se regrar. "O ideal é limitar o consumo a até 30 gramas por dia, o que equivale a cerca de quatro quadradinhos de uma barra tradicional", pontua.
+ Pielonefrite: infecção renal exige atenção e tratamento imediato para evitar complicações
Além disso, Sarian explica que para não comprometer a saúde, o ideal é escolher o tipo certo de chocolate. Unidades com 70% de cacau possuem menos açúcar, maior teor de antioxidantes e podem até contribuir para a saúde cardiovascular.
Antes de comprar aquele chocolatinho, porém, observe o rótulo. "Dê preferência aos que trazem como primeiros ingredientes a massa de cacau, manteiga de cacau ou cacau em pó", alerta.
Tenho diabetes ou restrições alimentares: posso comer chocolate?
Para os diabéticos, tome cuidado com a quantidade de carboidratos e evite exageros. "Chocolate diet pode ser uma armadilha, já que algumas marcas adicionam mais gordura para melhorar o sabor. Nem sempre é a melhor escolha", destaca.
Por outro lado, veganos ou intolerantes à lactose devem preferir chocolates com alta concentração de cacau e livres de ingredientes de origem animal.