São Paulo registra primeiro caso de sarampo em 2025
Brasil foi considerado um país livre da circulação do vírus do sarampo, em novembro do ano passado
S
SBT News
18/04/2025, 16:58 • Atualizado em 19/04/2025, 00:40
compartilhar
Um morador de 31 anos da capital paulista foi diagnosticado com sarampo. Esse é o primeiro caso notificado pela Secretaria da Saúde de São Paulo em 2025. A vítima havia tomado a vacina, não apresenta sintomas e está se recuperando em casa.
Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.
O país havia recebido a mesma certificação em 2016, no entanto, em 2018, devido às baixas coberturas vacinais e ao intenso fluxo migratório de países vizinhos, a doença voltou a se espalhar pelas cidades.
Ainda não se sabe onde o homem contraiu o vírus, já que o último caso autóctone — quando você contrai o vírus na cidade onde reside —em São Paulo foi em 2022. Ele foi para a cidade de Jacarezinho, no Paraná, e apresentou os sintomas em 2 de abril, segundo a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.
Esse é o único caso registrado da doença até o momento.
O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa que afeta principalmente crianças epode causar complicações graves, como diarreia intensa, infecções de ouvido, cegueira, pneumonia e encefalite (inflamação do cérebro).
Algumas dessas complicações podem ser fatais. A transmissão da doença, causado pelo Morbillivirus, ocorre pelo ar, por meio de gotículas respiratórias, o que facilita sua propagação, especialmente em ambientes com baixa cobertura vacinal.
Como a doença pode ter voltado ao Brasil?
Apesar de o Brasil estar com certificação de país livre de sarampo, o vírus ainda circula em outras regiões do mundo. A Europa registrou em 2024 o maior número de infecções por sarampo desde 1997, de acordo com uma análise divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) na última quinta-feira (13).
São Paulo registra primeiro caso de sarampo em 2025Brasil foi considerado um país livre da circulação do vírus do sarampo, em novembro do ano passadoSaúde2025-04-18T16:58:11.915ZUm morador de 31 anos da capital paulista foi diagnosticado com sarampo. Esse é o primeiro caso notificado pela Secretaria da Saúde de São Paulo em 2025. A vítima havia tomado a vacina, não apresenta sintomas e está se recuperando em casa. Em novembro do ano passado, O país havia recebido a mesma certificação em 2016, no entanto, em 2018, devido às baixas coberturas vacinais e ao intenso fluxo migratório de países vizinhos, a doença voltou a se espalhar pelas cidades.
Ainda não se sabe onde o homem contraiu o vírus, já que o último caso autóctone — quando você contrai o vírus na cidade onde reside — em São Paulo foi em 2022. Ele foi para a cidade de Jacarezinho, no Paraná, e apresentou os sintomas em 2 de abril, segundo a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. Esse é o único caso registrado da doença até o momento. O que é o sarampo? O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa que afeta principalmente crianças e pode causar complicações graves, como diarreia intensa, infecções de ouvido, cegueira, pneumonia e encefalite (inflamação do cérebro). Algumas dessas complicações podem ser fatais. A transmissão da doença, causado pelo Morbillivirus, ocorre pelo ar, por meio de gotículas respiratórias, o que facilita sua propagação, especialmente em ambientes com baixa cobertura vacinal. Como a doença pode ter voltado ao Brasil? Apesar de o Brasil estar com certificação de país livre de sarampo, o vírus ainda circula em outras regiões do mundo. de acordo com uma análise divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) na última quinta-feira (13). Em março desse ano, *Com informações da Agência BrasilSão PauloSPSudestehttps://sbtnews.sbt.com.br/noticia/saude/sao-paulo-registra-primeiro-caso-de-sarampo-em-2025