OMS faz alerta sobre aumento de surtos de cólera em várias partes do mundo
Mais de 157 mil casos e 2 mil mortes já foram registrados, com a África liderando número de infecções

Beto Lima
A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu alerta sobre número de casos e mortes por cólera crescendo rapidamente em várias partes do mundo. De janeiro a abril deste ano, mais de 157 mil pessoas ficaram doentes e 2.148 morreram por causa dessa infecção em 26 países.
A África é a região mais afetada – Angola já registrou 15.844 casos –, seguida do leste do Mediterrâneo e do sudeste da Ásia. O Brasil está atento, pois a doença se espalha por nações vizinhas.
+ É possível prevenir novas pandemias? OMS aprova acordo internacional; veja como vai funcionar
Por que casos de cólera estão aumentando?
A cólera é uma doença séria que causa diarreia forte e desidratação, podendo levar à morte se não for tratada. A OMS explica que o aumento dos casos está ligado a vários fatores.
Desastres naturais, como enchentes, e conflitos em diferentes lugares fazem com que muitas pessoas precisem sair de suas casas. Essa movimentação em massa e a falta de condições de higiene adequadas ajudam a doença a se espalhar mais rápido. As mudanças climáticas também contribuem para o problema.
+ Sarampo: OMS emite alerta após casos dispararem nas Américas em 2025
A situação é ainda mais preocupante porque os estoques de vacinas contra a cólera estão baixos. A OMS informou que atualmente há apenas 3,6 milhões de doses, quando o ideal para emergências seria ter pelo menos 5 milhões.
Só em abril, 37.147 novos casos e 561 mortes foram registrados, mostrando que a doença continua a avançar.
+ Doenças "esquecidas" ameaçam voltar com força total por falta de vacina, diz OMS