Ministério da Saúde amplia público-alvo da vacinação contra a dengue
Pasta decidiu ampliar imunização para público de 6 a 16 anos pois há risco de vencimento das doses
O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (18) a ampliação temporária do público da vacinação contra a dengue. De acordo com a Pasta, pessoas de 6 a 16 anos poderão receber a aplicação.
A decisão de ampliar o público que pode ser vacinado aconteceu devido ao risco de vencimento de doses, que têm validade até 30 de abril. Caso a campanha tenha baixa adesão, as vacinas próximas do vencimento poderão ser aplicadas ao público dos 4 aos 59 anos.
Em coletiva, a ministra da Saúde, Nísia Andrade, alertou que a medida só deverá ser adotada em caso de necessidade, para que não haja perdas. Além disso, apesar da liberação, a pasta reforça que o público entre 10 e 14 anos deve continuar a ser priorizado.
Situação no Brasil
Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil ultrapassou a marca de 3 milhões de pessoas contaminadas pela dengue em 2024. Mais de mil pessoas morreram por causa da doença.
O governo federal informou que o Ministério adquiriu todo o estoque disponível para 2024 e 2025. Até o fim do ano, o Brasil receberá 5,2 milhões de doses, além da doação de 1,3 milhão, permitindo a vacinação de 3,2 milhões de pessoas com duas doses.