Governo do Rio de Janeiro nomeia novo diretor da Fundação Saúde
O médico Marcus Vinícius Dias assume o cargo após a renúncia da diretoria da instituição, que ocorreu nesta última segunda-feira (21)
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, nomeou nesta terça-feira (22) o médico Marcus Vinícius Dias como o novo diretor executivo da Fundação Saúde. A nomeação ocorre após a renúncia da diretoria da fundação, que foi anunciada na segunda-feira (21) em uma nota oficial do governo do estado.
A escolha de Marcus Vinícius Dias visa, segundo o governo do RJ, reforçar a transparência nas investigações sobre a contaminação por HIV de seis pacientes transplantados no Sistema Único de Saúde (SUS) no Rio de Janeiro. Essas investigações foram motivadas por resultados de falso negativo em análises de amostras de sangue de dois doadores, realizadas pelo Laboratório Patologia Clínica Dr. Saleme (PCS Saleme).
Segundo o governador, a nova gestão da Fundação Saúde terá como prioridades, nos próximos meses, modernizar e atualizar o organograma funcional do órgão, selecionar um procurador do estado para o cargo de diretor jurídico, acelerar os processos licitatórios e intensificar o perfil assistencial médico de alta complexidade nas unidades geridas pela fundação.
+ Transplantados com HIV: MP denuncia sócios e funcionários de laboratório PCS Saleme
Quem é Marcus Vinícius Dias?
De acordo com o governo do estado, o novo diretor executivo é funcionário do Ministério da Saúde há mais de 15 anos. Ele já ocupou os cargos de coordenador-geral de assistência, diretor-geral dos hospitais federais e secretário-executivo do Ministério da Saúde. Além disso, foi vice-presidente do Instituto Vital Brasil, diretor-geral do Hospital Adão Pereira Nunes e diretor médico do Hospital Azevedo Lima. Atualmente, atua como diretor-geral do Hospital Estadual Azevedo Lima e conselheiro de administração da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro.
“Marcus Vinicius é formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com residência em ortopedia pelo Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), MBA em gestão em saúde pela Universidade de São Paulo (USP), pós MBA pelo Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPEAD) e mestrado em economia pelo IBMEC”, concluiu a nota.