Empresária Val Marchiori passará por cirurgia após diagnóstico de câncer de mama
Socialite, que adiou a mamografia por medo, compartilhou o diagnóstico em vídeo e alertou mulheres sobre exames regulares

Gabriella Rodrigues
SBT News
Após anunciar o diagnóstico de câncer de mama, a empresária e socialite Val Marchiori, de 50 anos, passou a quarta-feira (27) realizando exames em São Paulo e informou que precisará passar por cirurgia para a retirada do tumor.
+ Senado aprova projetos que antecipam idade mínima para mamografia no SUS
Em vídeo publicado nas redes sociais, a paranaense revelou que o nódulo maligno foi identificado durante um exame de rotina e confirmado por biópsia. Emocionada, Val contou que o medo de realizar a mamografia a levou a adiar o exame por anos, o que atrasou a detecção da doença.
“Fico culpando a mim mesma. Quantas mulheres também que deixam de fazer [a mamografia] por medo, né?" [...] E essa é a minha mensagem: mulheres, não deixem de fazer mamografia. Quando fazemos antes, podemos tentar resolver. É um alerta", disse.
Embora esteja confiante no tratamento, a empresária desabafou no vídeo: “Quando recebi o diagnóstico, fiquei sem chão. Foi um choque, mas tenho fé que tudo vai dar certo”.
A experiência da socialite evidencia a importância de não adiar exames de rotina da doença, que é o tipo mais comum entre mulheres e a principal causa de mortalidade por câncer feminino no país, com 11,71 óbitos por 100 mil mulheres em 2021, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA).
+ Por que casos de câncer entre mulheres mais jovens vêm aumentando?
Principais sinais e sintomas
Os sintomas variam de acordo com o estágio da doença, mas os mais comuns incluem:
- Nódulo (caroço) na mama ou na axila, geralmente indolor e de crescimento progressivo;
- Alterações na pele da mama, como vermelhidão, retração, aspecto de "casca de laranja" ou ulceração;
- Dor ou sensibilidade persistente na mama ou no mamilo;
- Saída de secreção anormal pelo mamilo, podendo ser sanguinolenta ou transparente;
- Mudança no formato ou tamanho da mama;
- Presença de pequenos nódulos endurecidos na axila ou no pescoço.
+ Leia também: Atriz diz que confundiu sintomas de câncer de mama com os da menopausa; entenda
Prevenção e diagnóstico precoce
- Manter uma alimentação equilibrada rica em frutas, legumes e fibras;
- Praticar atividade física regularmente;
- Evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool;
- Manter um peso corporal adequado.
Exames de rastreamento
- Mamografia: recomendada a partir dos 40 anos anualmente (segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia) ou a partir dos 50 anos a cada dois anos (segundo o Inca);
- Papanicolau: recomendado a partir dos 25 anos, para mulheres que já iniciaram a vida sexual, com frequência anual nos dois primeiros exames e, caso os resultados sejam normais, a cada três anos até os 64 anos.
Desde a publicação do vídeo na terça-feira, o nome de Val Marchiori registrou aumento significativo de buscas no Google Trends, mantendo-se em alta até esta quarta-feira.
