Atriz Nicole Eggert diz que confundiu sintomas de câncer de mama com os da menopausa; entenda
Ainda que algumas pacientes apresentem sintomas, em 90% dos casos doença é silenciosa, alerta Sociedade de Mastologia; veja sinais de atenção
Diagnosticada com câncer de mama em dezembro de 2023, a atriz norte-americana Nicole Eggert, de 52 anos, disse, em entrevista à revista The People, que, inicialmente, confundiu os sintomas da doença com os da menopausa, como fortes dores na mama. No entanto, após detectar um caroço em um autoexame, ela procurou o médico e recebeu o diagnóstico depois de uma mamografia e três biópsias.
+ Outubro Rosa: Câncer de Mama é o que mais mata mulheres no Brasil
“Essa jornada tem sido difícil para mim. Eu faço tudo o que posso para me distrair, além de muita meditação" disse a atriz à The People.
Seu câncer de mama encontra-se em estágio 2, ou seja, os tumores são maiores que os do estágio I, e podem se disseminar para alguns linfonodos próximos, mas ainda não está em fase avançada, segundo o Instituto Oncoguia.
+ Apenas 1 em 4 pacientes recebem tratamento adequado contra o câncer
À revista, Nicole disse que concluiu a quimioterapia e deverá passar por cirurgias de mastectomia e reconstrução da mama.
Sintomas de menopausa são parecidos com os de câncer?
Como relatou a atriz, a mastalgia, nome dado para dores mamárias, atinge cerca de 70% das mulheres, sem restrição de idade. No entanto, ela costuma atingir mais pessoas na menopausa e, na maioria dos casos, as dores não representam nada grave, segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM).
Existem três tipos de dores, segundo a entidade:
- Clínica: durante o período menstrual, tendo duração de sete dias e com chance de piorar nos dias que antecedem a menstruação;
- Acíclica: essa é a mais comum no período menstrual e também relacionada a quadros de inflamação das mamas, algum trauma, cisto mamário ou à gravidez;
- Extramamária: podendo ter relação com artrite, fibromialgia e pode se estender pela axila e pelo braço.
Apesar dessas dores, principalmente a extramamária e a acíclica, poderem estar relacionadas com o câncer de mama, em 90% dos casos a doença é silenciosa, segundo a SBM. Por isso, a entidade recomenda que mulheres acima dos 40 anos façam mamografia uma vez ao ano.
Veja outros sinais de atenção:
De acordo com o Ministério da Saúde, além das dores mamárias e a identificação de pequenos nódulos palpáveis na própria mama, eles podem aparecer nas axilas e/ou pescoço. É preciso atenção às retrações de pele e do mamilo que deixam a mama com aspecto de "casca de laranja" e a saída de secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo, chegando até a sujar o sutiã e vermelhidão da pele da mama.
Um estima divulgada do Instituto Nacional do Câncer (INCA) revelou que, em 2023, 73.610 mil casos de câncer de mama foram diagnosticados no Brasil.