Publicidade
Brasil

Outubro Rosa: Câncer de Mama é o que mais mata mulheres no Brasil

Exame, capaz de detectar a doença de maneira precoce, reduz a mortalidade e aumenta as chances de cura

Imagem da noticia Outubro Rosa: Câncer de Mama é o que mais mata mulheres no Brasil
exame cancer de mama
• Atualizado em
Publicidade

O mês de outubro é dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, o segundo tipo mais comum no Brasil. Só em 2023, mais de 70 mil novos casos devem ser diagnosticados, segundo o Instituto Nacional de Câncer, o INCA. O câncer de mama é o que mais mata mulheres no mundo, e a principal forma de prevenção da doença é a mamografia. A partir dos 40 anos, o exame deve ser feito anualmente.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Segundo Fábio Botelho, presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, o exame reduz a mortalidade do câncer de mama:

Nós sabemos que ele pode detectar lesões subclínicas, isto é, lesões que são tão pequenas que nem mesmo um atento observador ou um médico experiente, conseguem detecta-las. A mamografia por si só já reduz a mortalidade do câncer de mama em torno de 30%

Nos últimos anos, o Brasil ficou longe da meta de 70% de cobertura da mamografia, registrando pouco mais de 20%, segundo a Organização Mundial da Saúde. Na região Norte do país o problema é ainda mais grave: a maioria dos municípios ficou abaixo dos 13% do índice recomendado. 

Fábio Botelho ainda reforça que se as taxas de rastreamento melhorarem, o impacto é diretamente sobre o diagnóstico precoce, o que significa altas taxas de cura e redução abrupta da taxa de mortalidade.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade