DF receberá hospital de campanha para tratamento da dengue; mais de 30 mil casos já foram notificados
Segundo a Secretaria de Saúde, 40% dos casos na capital estão concentrados em Ceilândia, Sol Nascente e Pôr do Sol; regiões devem ser prioridade
O Distrito Federal vai contar com um hospital de campanha para o combate à dengue. A informação foi confirmada pela secretaria de Saúde do DF, que vai se reunir ainda nesta quinta-feira (01) com a Força Aérea Brasileira para acertar os detalhes. O local exato de onde vão ficar as instalações ainda não foi definido, mas a região de Ceilândia deve ser priorizada, pelo alto número de casos, segundo o secretário da Casa Civil, Gustavo do Vale Rocha.
+ Dengue: Sintomas, vacina, tratamento e tudo mais que você precisa saber sobre a doença
+Ministra da Saúde anuncia criação de centro de operações de emergência para a dengue
“O local será definido pelo governador. Levaremos em conta os dados epidemiológicos”, explicou Rocha. No último boletim epidemiológico, a Capital Federal registrou 30 mil casos notificados e outros 29 mil em análise. Seis pessoas já morreram.
A pasta informou ainda que 40% dos casos de dengue no DF estão concentrados em Ceilândia, Sol Nascente e Pôr do Sol.
Regiões mais afetadas pela dengue no DF:
- Ceilândia: 3.963 casos;
- Sol Nascente/Pôr do Sol: 1.110 casos;
- Brazlândia: 1.045 casos;
- Samambaia: 997 casos.
+Registro da vacina do Butantan contra a dengue deve ser pedido até julho
Ainda foram apresentadas possíveis parcerias com duas universidades de medicina. A Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), vinculada à Universidade do Distrito Federal (UnDF), e o Centro Universitário de Brasília (Ceub) que "emprestariam" estudantes dos últimos anos do curso para atuarem nas tendas de acolhimento.
Em visita a pacientes em Ceilândia na 4ª feira (31.jan), a ministra da Saúde (Nísia Trindade) informou que vacinação será prioritária às regiões com maiores índices de casos, como ocorre na capital federal. "O imunizante [que passa a ser distribuído ainda em fevereiro] é a esperança de um problema de saúde pública de mais de 40 anos”, complementou Nísia.
+ Vacina contra a dengue será aplicada em 521 cidades, diz Ministério da Saúde
+ Ministério da Saúde aguarda tradução da bula para começar vacinação contra dengue