Política

Lula conversa sobre "riscos da IA" com CEO do Google e se reúne com primeiro-ministro da Croácia

O presidente brasileiro afirma que tratou com Sundar Pichai da proposta de marco regulatório da inteligência artificial em discussão no Congresso Nacional

Imagem da noticia Lula conversa sobre "riscos da IA" com CEO do Google e se reúne com primeiro-ministro da Croácia
Lula (PT) e CEO do Google em encontro na Índia | Divulgação/Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve reuniões nesta quinta-feira (19) com o CEO do Google, Sundar Pichai, e o primeiro-ministro da Croácia, Andrej Plenković. Os encontros ocorreram durante a Cúpula sobre Impacto da Inteligência Artificial, em Nova Délhi (Índia), onde o mandatário brasileiro fez discurso sobre perigos de conteúdos falsos manipulados com IA e defendeu regulamentação das big techs, as grandes empresas de tecnologia.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Segundo o Palácio do Planalto, o encontro com Pichai foi a pedido do executivo, que reforçou a importância do Brasil para a Google e destacou investimentos no país, como a abertura do Centro de Engenharia em São Paulo, ações de infraestrutura e parcerias com o setor público.

Lula afirmou que expôs a Pichai "a visão brasileira para inteligência artificial", citando ações governamentais em serviços públicos digitais, o Plano Brasileiro de IA e projeto para atração de investimentos em data centers.

"Falamos também da preocupação com os riscos da IA, especialmente para meninas e mulheres, e da proposta de marco regulatório em discussão no Congresso Nacional, com medidas de proteção para a indústria criativa brasileira", acrescentou o mandatário.

O Google, de acordo com o presidente, "sinalizou o compromisso de aprofundar a parceria com o governo brasileiro e de ampliar as ações com o setor privado no país".

Lula (PT) em reunião na Índia com o premiê da Croácia, Andrej Plenković | Divulgação/Ricardo Stuckert/PR
Lula (PT) em reunião na Índia com o premiê da Croácia, Andrej Plenković | Divulgação/Ricardo Stuckert/PR

Encontro com premiê croata

Na agenda bilateral com o premiê croata, Andrej Plenković, os líderes trataram da assinatura do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia e da "expectativa de que o instrumento possa entrar em vigor com a brevidade possível".

"Ambos concordaram com a importância estratégica do Acordo no atual momento de recrudescimento do unilateralismo e do protecionismo comercial", relatou o Planalto, em nota.

Lula e Plenković também falaram de paz e segurança. O presidente brasileiro "lamentou os elevados gastos com armamentos no mundo todo e defendeu a necessidade de fortalecimento do multilateralismo" e da Organização das Nações Unidas (ONU).

Últimas Notícias