Publicidade
Saúde

Detectar Alzheimer pelos olhos? Pesquisadores sugerem que sim; entenda

Alterações na retina podem ser um sinal precoce de doenças neurodegenerativas; saiba mais

Imagem da noticia Detectar Alzheimer pelos olhos? Pesquisadores sugerem que sim; entenda
Detectar Alzheimer pelos olhos? Entenda | Freepik
Publicidade

Pesquisadores descobriram que alterações na retina podem ser um sinal precoce da doença de Alzheimer. O estudo, publicado na revista Alzheimer’s & Dementia, indica que a retina pode funcionar como um biomarcador, permitindo diagnósticos mais rápidos e menos invasivos da doença neurodegenerativa.

+ Dia Mundial do Alzheimer: 80% não conhecem sintomas iniciais

A pesquisa analisou a influência do gene APOE4, um fator de risco para o Alzheimer, na função da retina de camundongos. Os cientistas constataram que os portadores dessa variante genética apresentavam mudanças significativas na espessura e na atividade elétrica do tecido ocular, sugerindo uma relação entre problemas visuais e o desenvolvimento da doença.

"O olho pode refletir mudanças que ocorrem no cérebro, ajudando a identificar precocemente doenças como o Alzheimer", explica Ashay Bhatwadekar, professor de oftalmologia e líder do estudo.

+ Detectar Alzheimer pela saliva? Protocolo pode facilitar diagnóstico precoce da doença

Para chegar a essas conclusões, a equipe utilizou tecnologias avançadas de imagem, comparando a retina dos camundongos geneticamente modificados com a de grupos saudáveis. Os resultados corroboram observações clínicas em humanos e reforçam o potencial dos exames oftalmológicos como ferramentas para a detecção precoce do Alzheimer.

O estudo contou com a colaboração de pesquisadores da Indiana University, do Stark Neurosciences Research Institute e da University of Toronto, além do apoio do National Eye Institute e da organização Research to Prevent Blindness.

*Com informações do Futurity

Publicidade

Assuntos relacionados

Saúde
Demência
Ciência
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade