Publicidade

Dia Mundial do Alzheimer: 80% não conhecem sintomas iniciais

Doença atinge 1,2 milhão de pessoas só no Brasil; saiba como identificar e prevenir o avanço da doença

Dia Mundial do Alzheimer: 80% não conhecem sintomas iniciais
Alzheimer afeta 1,2 milhão de brasileiros. | Marcelo Camargo/Agência Brasil
Publicidade

Você conhece o termo Comprometimento Cognitivo Leve (CCL)? A tendência é de que sua resposta seja não. Segundo o relatório Fatos e Números da Doença de Alzheimer, da Associação de Alzheimer, cerca de 80% dos norte-americanos não conhecem o sintoma.

Por outro lado, é difícil encontrar alguém que não tenha ouvido falar na Doença de Alzheimer. O que se sabe menos ainda é que as duas condições estão diretamente associadas e a primeira pode ser um sinal precoce da segunda.

Parkinson: SUS terá primeiro medicamento para demência associada à doença; entenda

Isso é o que aponta uma publicação da Associação Americana de Alzheimer. Segundo o estudo, cerca de um terço das pessoas que apresentam um diagnóstico de CCL como um sintoma inicial da doença de Alzheimer evoluem para um quadro de demência em até cinco anos.

O Comprometimento Cognitivo Leve (CCL) é caracterizado por mudanças sutis na memória e no fluxo do pensamento. Segundo o geriatra e superintendente em Medicina Preventiva da MedSênior Roni Chaim Mukamal, não conhecer os sintomas iniciais pode comprometer a qualidade de vida do paciente. “Quando não se conhecem os sintomas iniciais, se compromete o diagnóstico precoce, outra condição que possa ser revertida, e a avaliação da adoção de uma série de condutas capazes de evitar ou postergar o agravamento da doença''.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 55 milhões de pessoas vivem com algum tipo de demência, sendo a mais comum a Doença de Alzheimer, que atinge sete entre 10 indivíduos com demência em todo mundo.

No Brasil, cerca de 1,2 milhão de pessoas enfrentam alguma forma de demência e 100 mil novos casos são diagnosticados por ano. O alerta é que, até 2050, de acordo com a Alzheimer’s Disease International, o número de diagnósticos da doença ultrapasse 131 milhões.

+ O que é demência, doença que afeta o humorista Pedro Manso

Mas como saber se o esquecimento é natural, CCL ou Alzheimer?

O médico Roni Mukamal explica que algumas características da Doença de Alzheimer apresentam semelhanças com as mudanças que acontecem com o corpo humano com o avanço dos anos, e não caracterizam nenhum problema de saúde, sendo apenas consequências do envelhecimento.

No entanto, essas semelhanças podem causar confusão, atrasando a procura por um médico e o diagnóstico do Alzheimer. "Durante o envelhecimento, o idoso esquece nomes de artistas, ocasionalmente guarda coisas em lugares errados, apresenta alterações de humor devido a fatos concretos e eventualmente tem dificuldade para achar palavras", diz o médico.

Já quem tem a doença de Alzheimer, esquece nomes de pessoas próximas, guarda coisas em lugares estranhos, tem súbitas alterações de humor sem motivo, não consegue lembrar palavras e faz substituições por outras sem sentido. Além disso, os pacientes apresentam perda de memória recente frequentemente, tornam-se repetitivos e esquecem compromissos, o que atrapalha a execução de tarefas.

+ O que é demência? Jovens podem ter? Saiba sintomas

A melhor forma de diferenciar os sintomas da doença de Alzheimer do envelhecimento normal é prestar atenção na frequência dos esquecimentos e observar se eles atrapalham o dia a dia do idoso. “Muitas vezes, os familiares acham que a perda de memória é natural do envelhecimento e procuram o geriatra apenas quando ocorre algum fato mais marcante e grave, como episódios de agressividade ou quando o idoso se perde na rua”, diz.

Prevenção e cuidado

Segundo Mukamal, é essencial olhar para essa e outras questões com foco na prevenção. “O bem envelhecer inclui aspectos como saúde física, mental, financeira, além de relações sociais, mobilidade e conectividade, entre outros aspectos” .

Loyde Dias, de 75 anos, é um exemplo dessa prevenção. Ela participa de uma oficina chamada “Cabeça Boa”, dentro de um Programa de Medicina Preventiva, voltada para o estímulo e a manutenção da capacidade cognitiva e da memória dos idosos, e melhorou os problemas relacionados a esquecimento seguindo as técnicas aplicadas dentro do projeto. “Na oficina, aprendemos, entre outras coisas, que o ato de anotar, de exercer a escrita, também ajuda a memorizar, por isso hoje eu anoto tudo. Na minha casa sempre tem um bilhetinho de lembrete em algum lugar, principalmente, na geladeira".

O geriatra explica que o encaminhamento para as oficinas é feito quando o paciente se mostra confuso ou com problemas relacionados à memória. 

“Ele participa de oito encontros que focam em uma postura mais ativa. Para exemplificar, é estimulado a dar mais atenção aos cuidados pessoais, a ir a um supermercado diferente, a sentar em cadeiras diferentes em locais variados da casa, a mudar a rua por onde caminha. Além disso, há uma orientação nutricional sobre alimentos acessíveis que favorecem à saúde do cérebro”, diz.

Prevenção à mesa: alimentos que ajudam o intestino e a mente

O trabalho de combate a questões relacionadas à perda de memória passa, também, pela mesa. A nutricionista da MedSênior Giselli Prucoli alerta que 90% da nossa serotonina, o chamado hormônio do prazer, é produzida no intestino. Ou seja, o intestino se comunica diretamente com o cérebro, e o bom ou mau funcionamento de um está diretamente ligado com o desempenho do outro.

“Ter um intestino saudável envolve uma alimentação rica em alimentos antioxidantes, rica em fibras, beber água adequadamente e, principalmente, evitar ao máximo o consumo de alimentos ultraprocessados”, orienta a especialista.

Ela ainda alerta que uma boa rotina de sono e a prática de atividades são essenciais para a saúde cerebral.

Alimentos que têm potencial para contribuir para a saúde do cérebro, segundo a especialista:

Brócolis e espinafre

Ambos são fontes de vitamina K e nitrato, nutrientes conhecidos por fortalecer nossa capacidade cognitiva, melhora a habilidade de raciocínio e aprendizagem. Têm papel importante na manutenção da função cerebral e em manter a memória afiada.

Cacau

Além de ser rico em ferro, fibras e magnésio, é fonte de flavonoides, que aumentam a circulação sanguínea cerebral. O resultado é uma melhora das funções cognitivas, na memória e até no humor.

Café

Possui duas substâncias importantes: cafeína e antioxidantes, que deixam o cérebro em estado de alerta, o que melhora bastante a concentração e o processo de aprendizagem. Para melhorar sua capacidade de foco, basta consumir uma xícara grande de café pela manhã.

Cúrcuma

O principal ingrediente ativo deste tempero é a curcumina, uma substância que turbina a memória e estimula a neurogênese (processo de formação de novas células cerebrais). A substância consegue ainda reduzir inflamações do cérebro, uma das causas primárias do Alzheimer.

Linhaça e semente de abóbora

Fontes de ômega-3, um ácido graxo importantíssimo para o bom funcionamento cerebral. Além de melhorar o humor, eles catalisam nossa capacidade de aprendizagem.

Nozes

Contém nutrientes essenciais para o funcionamento pleno do cérebro, como a vitamina E, que previne o declínio da nossa capacidade cognitiva. Também é rica em ômega3 e em antioxidantes. Seu consumo moderado e rotineiro favorece uma melhora da memória e protege o cérebro contra a ação de radicais livres.

Abacate

A fruta é rica em gorduras monoinsaturadas, que fazem bem ao sistema cardiovascular e combatem problemas como colesterol alto. Assim como todo o corpo, o cérebro também depende de uma boa circulação sanguínea para funcionar bem.

Frutas amarelas

Caqui e damasco, entre outras frutas amarelas, são ricos em vitamina C, um antioxidante natural que preserva a saúde do cérebro. Os carotenoides responsáveis pela cor das frutas também previnem o envelhecimento precoce e melhora a capacidade de renovação das células cerebrais.

Broto de feijão

Muito presente na culinária japonesa, o broto de feijão é fonte de inositol, uma vitamina do complexo B que atua diretamente no funcionamento do cérebro. Esse nutriente atua na produção de serotonina, que, entre outras funções, ajuda no estado de vigília do cérebro e nas funções intelectuais.

Publicidade
Publicidade

Últimas notícias

Massacre no cinema: Mateus da Costa Meira é libertado após 25 anos

Massacre no cinema: Mateus da Costa Meira é libertado após 25 anos

Homem foi condenado por matar três pessoas em um cinema de São Paulo em 1999
Prepare o bolso: outubro terá bandeira tarifária mais cara do sistema nas contas de luz

Prepare o bolso: outubro terá bandeira tarifária mais cara do sistema nas contas de luz

Baixa previsão de chuva para os reservatórios e elevação do preço do mercado de energia elétrica foram apontadas como principais justificativas
Rio Grande do Sul tem 716 pessoas fora de casa por conta das fortes chuvas

Rio Grande do Sul tem 716 pessoas fora de casa por conta das fortes chuvas

Defesa Civil afirma que 52 cidades foram atingidas, afetando mais de 16 mil pessoas
Toffoli anula condenações na Lava Jato do empresário Leo Pinheiro

Toffoli anula condenações na Lava Jato do empresário Leo Pinheiro

Ex-presidente da OAS é um dos principais delatores da operação. Ministro apontou que ações não seguiram devido processo legal
Em perseguição policial no Rio, ladrão bate carro cheio de carne roubada

Em perseguição policial no Rio, ladrão bate carro cheio de carne roubada

Bandidos estavam fugindo das autoridades após roubarem uma carga de cortes congelados de carne
Leo Dias tem Rolex avaliado em mais de R$ 200 mil roubado por criminoso armado no Recife

Leo Dias tem Rolex avaliado em mais de R$ 200 mil roubado por criminoso armado no Recife

Jornalista estava parado com a janela aberta em um sinal, na Praia de Boa Viagem, quando foi abordado pelo criminoso
Moraes condiciona desbloqueio do X a pagamento de R$ 10 milhões

Moraes condiciona desbloqueio do X a pagamento de R$ 10 milhões

Empresa afirmou que cumpriu determinações do STF e pediu que a rede voltasse a funcionar. Moraes negou retorno e cobrou multas aplicadas à rede social
Marqueteiro de Ricardo Nunes consegue medida protetiva contra assessor de Pablo Marçal

Marqueteiro de Ricardo Nunes consegue medida protetiva contra assessor de Pablo Marçal

Nahuel Medina não poderá ficar a menos de 10 metros de Duda Lima durante debates; distância em outros dias deve ser de 300 metros
MC Ryan é flagrado em vídeo agredindo a mulher

MC Ryan é flagrado em vídeo agredindo a mulher

Fato foi registrado por câmeras de segurança e aconteceu em 21 de abril
Criança de 4 anos morre após ser esquecida dentro de carro em Santa Catarina

Criança de 4 anos morre após ser esquecida dentro de carro em Santa Catarina

De acordo com a Polícia Civil, a criança foi retirada do veículo por populares, com a ajuda de um bombeiro civil que passava pelo local
Publicidade
Publicidade