Choque cardiogênico: entenda o que aconteceu com Fuad Noman, prefeito de BH
Condição grave ocorre quando o coração não consegue bombear sangue suficiente para o corpo; entenda

Wagner Lauria Jr.
Um quadro crítico de choque cardiogênico foi diagnosticado no prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), após ele sofrer uma parada cardíaca na noite de terça-feira (25). Ele morreu nesta quarta (26), aos 77 anos. A informação foi confirmada pela Prefeitura do município.
Fuad estava internado no Hospital Mater Dei desde o dia 3 de janeiro, quando foi diagnosticado com insuficiência respiratória grave. Desde então, ele estava afastado do comando da prefeitura de BH, assumida interinamente por Álvaro Damião (União Brasil).
+ Morre Fuad Noman, prefeito de Belo Horizonte, aos 77 anos
O que é choque cardiogênico?
O choque cardiogênico é uma condição grave que ocorre quando o coração não consegue bombear sangue suficiente para o corpo, resultando em uma falta de oxigênio e nutrientes essenciais para os órgãos vitais.
É uma das formas mais graves de insuficiência circulatória e pode ser causado por diversas condições, como infarto do miocárdio. Ele ocorre quando o coração não consegue bombear sangue suficiente para o corpo, resultando em uma falta de oxigênio e nutrientes essenciais para os órgãos vitais.
De acordo com um estudo publicado no Journal of the American Heart Association, os pacientes com essa condição apresentam sinais como pulsos fracos, extremidades frias, demora para o enchimento capilar (um teste é feito para medir o tempo que leva para a pele voltar à cor normal), pressão arterial baixa, confusão mental e diminuição da produção de urina, conhecida como oligúria.
Além de medicamentos, o balão intra-aórtico, dispositivo que ajuda o coração a bombear mais sangue, é uma opção de tratamento para auxiliar na reversão do quadro, ajudando a aumentar o fluxo sanguíneo e diminuir o esforço do coração.