Morre Fuad Noman, prefeito de Belo Horizonte, aos 77 anos
Político sofreu uma parada cardiorrespiratória na noite de terça-feira (25) e enfrentava a quarta internação hospitalar desde que foi reeleito
Wagner Lauria Jr.
com informações do Estado de Minas
Morreu nesta quarta-feira (26) o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), aos 77 anos. A informação foi confirmada pela Prefeitura do município, que também informou que o local e o horário do velório do político serão divulgados em breve.
Fuad estava internado no Hospital Mater Dei desde o dia 3 de janeiro, quando foi diagnosticado com insuficiência respiratória grave. Desde então, ele estava afastado do comando da prefeitura de BH, assumida interinamente por Álvaro Damião (União Brasil).
+ Quem é Álvaro Damião, que assume a prefeitura de Belo Horizonte após morte de Fuad
Na noite de terça-feira (25), Fuad sofreu uma parada cardiorrespiratória, chegou a ser reanimado, mas sequência teve um choque cardiogênico.
Sua internação de agora foi a quarta desde que foi reeleito prefeito, com quadros de pneumonia, neuropatia, sinusite e diarreia, complicações que resultaram em hospitalizações breves devido à sua idade e ao fato de ser um paciente com histórico recente de câncer.
Ele enfrentou o tratamento contra um linfoma não-hodgkin durante a campanha eleitoral, mas havia anunciado a remissão total da doença pouco antes do segundo turno.
Quem foi Fuad Noman?
Natural de Belo Horizonte, ele é economista de formação, começou sua trajetória na vida pública como servidor de carreira do Banco Central do Brasil e, depois, passou pelo Tesouro Nacional, Casa Civil e Banco do Brasil.
Fuad foi reeleito prefeito de Belo Horizonte em outubro de 2024. Esta foi a primeira eleição por Fuad como cabeça de chapa, ao lado de seu vice. Ele encerrou o primeiro turno na segunda posição, atrás de Bruno Engler (PL). No segundo turno, ele conseguiu superar uma diferença de quase 100 mil votos na primeira votação e sagrou-se vencedor sobre o adversário bolsonarista.
Apesar da longa trajetória nos bastidores da política, ele chegou aos holofotes em 2022, quando o então prefeito da capital, Alexandre Kalil, deixou o posto para concorrer ao governo do estado, quando Fuad assumiu o Executivo Municipal.
Noman deixa sua companheira de 52 anos, a primeira-dama Mônica Drummond, dois filhos e quatro netos.
Nota da Prefeitura de BH
"É com profundo pesar que a Prefeitura de Belo Horizonte informa o falecimento do prefeito Fuad Noman, ocorrido nesta data.
Fuad Noman dedicou décadas de sua vida ao serviço público, sempre pautado pelo compromisso com a ética, o diálogo e o bem-estar da população de Belo Horizonte. Economista por formação, com sólida trajetória na administração pública, Fuad ocupou importantes cargos no Governo Federal, Governo de Minas Gerais e na Prefeitura de Belo Horizonte, sempre deixando marcas de competência, responsabilidade e sensibilidade social.
Em 2022, assumiu o cargo de prefeito da capital mineira, e desde então conduziu a cidade com serenidade, firmeza e espírito público.
Fuad era conhecido por seu trato gentil, sua capacidade de escuta e seu amor por Belo Horizonte. Um homem público íntegro, cuja história se confunde com o desenvolvimento da nossa cidade.
Neste momento de dor, nos solidarizamos com os familiares, amigos e todos os cidadãos belo-horizontinos que perdem não apenas um líder, mas um exemplo de ser humano. A cidade se despede com gratidão e reverência.
Informações sobre o velório e homenagens serão divulgadas em breve."