Saúde

Bronquiolite: gestantes poderão se vacinar contra VSR a partir de dezembro; saiba detalhes

Ministério da Saúde anunciou a compra de 1,8 milhão de doses do imunizante que protege bebês contra o vírus sincicial respiratório

Imagem da noticia Bronquiolite: gestantes poderão se vacinar contra VSR a partir de dezembro; saiba detalhes
Vacinação de gestantes é a melhor estratégia para proteger os bebês do vírus causador da bronquiolite, aponta estudo | Rovena Rosa/Agência Brasil
Publicidade

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (25) a compra de 1,8 milhão de doses da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), responsável pela maior parte dos casos de bronquiolite em recém-nascidos. A imunização de gestantes começa em dezembro, assim que o primeiro lote, com 673 mil doses, chegar aos estados e municípios. A distribuição começa ainda nesta semana (saiba mais abaixo).

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

🔎 A bronquiolite é uma inflamação nos brônquios que, em mais de 75% dos casos, é provocada pelo VSR. O vírus também é responsável por 40% dos diagnósticos de pneumonia em crianças de até 2 anos.

A vacina contra o VSR passará a integrar o Calendário Nacional de Vacinação da Gestante. O imunizante será aplicado:

  • a partir da 28ª semana de gestação;
  • em dose única;
  • a cada nova gravidez, sem limite de idade para a mãe.

A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 80% das gestantes. Além das doses previstas para este ano, o governo planeja adquirir mais 4,2 milhões de unidades até 2027. Na rede particular, o imunizante pode custar até R$ 1,5 mil, mas será oferecido gratuitamente no SUS graças a um acordo de transferência de tecnologia entre o Instituto Butantan e o laboratório produtor.

Vírus sincicial respiratório (VSR)

Em 2025, até 15 de novembro, foram registrados 43,1 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causados pelo vírus sincicial respiratório (VSR) no Brasil. Mais de 35,5 mil ocorreram em crianças com menos de dois anos (82,5% do total).

Como a bronquiolite é causada por vírus, não existe tratamento específico. O manejo inclui suporte respiratório, hidratação e, quando necessário, broncodilatadores. A vacina oferece proteção imediata aos recém-nascidos, reduzindo hospitalizações.

Estudos clínicos reforçam que a melhor estratégia para proteger os bebês é a da vacinação materna. O Estudo Matisse demonstrou que a imunização da gestante reduz em 81,8% as doenças respiratórias graves por VSR nos primeiros 90 dias de vida da criança.

Primeiro lote

O primeiro lote da vacina, com 673 mil doses, deve chegar aos estados e municípios ainda nesta semana. Segundo o Ministério da Saúde, a imunização começará imediatamente. Veja a divisão das primeiras doses por estado:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade