Saúde

Atraso em repasses ameaça hemodiálise de três mil pacientes no RJ

Clínicas conveniadas ao SUS acumulam déficit de R$ 15 milhões por falta de repasse da Secretaria de Estado de Saúde

Imagem da noticia Atraso em repasses ameaça hemodiálise de três mil pacientes no RJ
Atraso em repasses ameaça hemodiálise de três mil pacientes no RJ
Publicidade

Cerca de três mil pacientes que dependem de hemodiálise em clínicas conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) no Rio de Janeiro podem ter o atendimento interrompido. O alerta é da Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante, que aponta um atraso de pelo menos um ano e meio no repasse financeiro por parte da secretaria de estadual de Saúde.

Segundo a entidade, o montante não transferido chega a cerca de R$ 15 milhões, comprometendo o funcionamento de, pelo menos, 17 clínicas no estado. Essas unidades dependem do repasse para manter o atendimento regular aos pacientes renais crônicos.

+ Tecnologia ajuda a reduzir filas na rede pública de saúde do Rio de Janeiro

Em nota, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), afirmou que a Terapia Renal Substitutiva (TRS) é considerada um procedimento de alta complexidade e que o financiamento é de responsabilidade exclusiva do governo dederal. De acordo com o comunicado, os recursos do Ministério da Saúde são repassados diretamente aos municípios.

A SES-RJ destacou ainda que, diante da defasagem no valor pago por sessão de hemodiálise, não reajustado pelo Ministério da Saúde, o governo estadual tem feito complementações financeiras. A secretaria informou que está atuando para regularizar os repasses o mais rápido possível.

Publicidade

Assuntos relacionados

Saúde
Rio de Janeiro
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade