Apenas 39% dos homens com mais de 50 anos fizeram exame de próstata, revela pesquisa
Exame de toque retal, fundamental para a detecção precoce do câncer de próstata, é desconhecido por 20% dos homens e nunca foi realizado por 36% deles
Pesquisa realizada pelas Sociedades Brasileiras de Urologia do Rio de Janeiro e de São Paulo (SBU-RJ e SBU-SP) a pedido da farmacêutica Apsen revelou um cenário preocupante: apenas 39% dos homens com mais de 50 anos realizaram exames para avaliar a saúde da próstata no último ano.
+Brasil aplica mais de 2 milhões de doses de vacina contra a dengue
O exame de toque retal, fundamental para a detecção precoce do câncer de próstata, é desconhecido por 20% dos homens e nunca foi realizado por 36% deles. A situação é ainda mais alarmante na classe C, onde 40% dos homens nunca fizeram nenhum tipo de exame para a próstata.
A hiperplasia prostática benigna (HPB), um aumento benigno da próstata que afeta cerca de metade dos homens após os 50 anos, também é pouco conhecida. Apenas 40% dos homens estão cientes dessa condição, que pode causar dificuldade para urinar.
O caso do senhor Antônio, que só descobriu sua HPB após um AVC, serve como alerta. Ele relata que a frequência urinária, que ocorria a cada 15 minutos, o levou a procurar um médico, que solicitou o exame de toque retal. Após o diagnóstico, o tratamento medicamentoso controlou o problema.
"Os homens precisam se amar e se cuidar enquanto estão com saúde, porque depois não adianta mais buscar ajuda", afirma Antônio. +Doutores da Alegria: doações despencam e crianças internadas ficam sem acolhimento; entenda