Prefeitura do Rio suspende cirurgias eletivas na rede municipal de saúde
Por tempo indeterminado, serão mantidos apenas procedimentos de emergência e cirurgias oncológicas e cardiovasculares
A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, suspendeu por tempo indeterminado, nesta sexta-feira (18), as cirurgias eletivas em todos os hospitais da rede municipal de saúde.
A medida tomada desde 10 de dezembro foi publicada no Diário Oficial desta sexta e tem como objetivo redirecionar profissionais de saúde, leitos, insumos e outros materiais para o combate à pandemia de Covid-19.
"A Prefeitura está atenta ao atual momento da pandemia e é preciso centrar todos os recursos e esforços para combater o avanço do coronavírus e fortalecer a rede hospitalar para tratar a população", afirmou Beatriz Busch, secretária municipal de saúde.
De acordo com a Resolução nº 4628, assinada nesta quinta-feira (17), da Secretaria Municipal de Saúde, "a situação demanda o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública".
As cirurgias oncológicas e cardiovasculares, no entanto, continuarão a ser realizadas, por serem procedimentos que não podem ser adiados, pois podem levar à morte do paciente. Os hospitais também continuarão fazendo cirurgias de urgência e emergência, que são aquelas para tratar vítimas de grandes traumas, como acidentes graves de trânsito, ferimentos causados por arma de fogo e incêndios.