"Recreio nas Férias" começa em São Paulo e garante diversão e segurança para crianças
Programa da Prefeitura atende mais de 42 mil crianças em 133 polos com atividades, passeios e até cinco refeições por dia
Juliana Tourinho
As férias escolares são sinônimo de diversão para as crianças. Ao mesmo tempo, podem trazer dificuldades para os pais, que precisam conciliar a rotina de trabalho com os filhos em casa. Em São Paulo, começou nesta quarta-feira (7) uma iniciativa chamada "Recreio nas Férias", com atividades gratuitas para os pequenos nessa época sem aulas.
De mochila nas costas e um misto de ansiedade e alívio, Thamires Francine foi uma das primeiras mães a chegar ao Centro Educacional Unificado (CEU) nesta quarta-feira (7) para deixar o filho pequeno no primeiro dia do Recreio nas Férias. Confeiteira, ela contou que esta é a primeira vez que confia o cuidado do menino a um programa do tipo.
“Eu gostei muito da proposta. Enquanto eu trabalho, ele brinca, aprende e fica em um lugar seguro”, disse.
Criado para ajudar famílias durante o recesso escolar, o programa da Prefeitura de São Paulo foi aberto oficialmente e vai atender mais de 42 mil crianças e adolescentes, em 133 polos espalhados pela cidade. A iniciativa oferece atividades esportivas, culturais, passeios, jogos, teatro e alimentação, com até cinco refeições por dia.
Em visita a um dos polos, o prefeito Ricardo Nunes destacou que o programa é uma das principais políticas de apoio às famílias trabalhadoras durante as férias e reforçou que crianças que não estão matriculadas na rede municipal também podem participar, desde que haja vaga disponível no polo.
Os espaços são estruturados para receber bebês, crianças e adolescentes de zero a 14 anos, com áreas externas amplas, salas de jogos e teatro. Para dar conta da demanda, a prefeitura contratou mais de 3 mil monitores e professores.
O Recreio nas Férias vai até 23 de janeiro e as inscrições continuam abertas, mas agora apenas presencialmente nos CEUs. Para se inscrever, é necessário levar RG do responsável, documento da criança e comprovante de residência.
Além da rede pública, iniciativas particulares também ajudam pais e mães a atravessar o período de férias com mais tranquilidade. No Cantinho da Niedina, na região noroeste da capital, crianças brincam, almoçam, desenham e passam o dia se divertindo enquanto os pais trabalham.
O motorista Luciano Feitosa diz que se sente tranquilo ao deixar a filha no local.
“Ela adora aqui. Se diverte, aprende, e eu fico mais seguro para trabalhar sabendo que ela está bem cuidada”, conta.
O espaço conta com três ajudantes fixas e quatro professoras. Durante o ano letivo, são cerca de 70 crianças matriculadas, de 2 a 10 anos, mas nas férias o número chega a 90 alunos.
A recreadora Niedina Alonso explica que a programação é variada: “Tem aula de balé, jiu-jitsu, dança e muitas atividades para eles gastarem energia e aprenderem brincando”.
No Cantinho da Niedina, os pequenos se divertem na casinha, brincam de massinha e, no andar de cima, os bebês tiram o cochilo da tarde. O Emanuel, de 11 anos, frequenta o espaço desde o início e resume o sentimento de quem passa o dia por lá:
“Eu adoro esse lugar. E não é pouco, viu? Eu amo a tia Niedina, ela é linda!”, brinca.
Na despedida, ainda teve surpresa: um desenho feito pelo Heitor, em clima de férias. Entre sorrisos, abraços e crianças gritando “Tchau, SBT!”, fica a certeza de que, para milhares de famílias paulistanas, as férias começaram com mais tranquilidade, proteção e muita diversão.









