Clima seco na pele: como identificar se ela está ressecada?
Sinais de ressecamento mudam de acordo com o tipo da pele, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia; veja como se cuidar
Wagner Lauria Jr.
A onda de calor e o tempo seco, junto com fumaça de queimadas e poluição, além de favorecerem a desidratação, sintomas respiratórios, e atingir os olhos, também podem impactar sua pele.
+ Tempo seco nos olhos: qual é o impacto da baixa umidade e o que fazer para evitar problemas?
+ Usar máscara protege contra a poluição e a fumaça das queimadas? Entenda
Como identificar se sua pele está ressecada?
A dermatologista Carolina Ferolla, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), aponta os sinais para cada tipo de pele:
- Finas, sensíveis e muito brancas: manchas com aspecto ressecado e avermelhado, e aspecto parecido com acne;
- Muito oleosas: ressecam, mas o efeito é contrário, já que a oleosidade pode aumentar, como uma forma de defesa da pele;
- Mistas: As descamação pode acontecer em áreas mais sensíveis e expostas.
Por que isso acontece?
Segundo a dermatologista Marisa Fujimura isso acontece porque a barreira de proteção natural, chamada hidrolipídico, é afetada nessas condições climáticas.
"Se o clima é muito seco, com baixa imunidade, altera-se todo esse mecanismo de proteção e regulação da pele, deixando-a mais sensível e irritada”, explica.
+ Pouco tempo? Estudo aponta que apenas 15 minutos de exercício pode fortalecer imunidade
De acordo com o Hospital Albert Einstein o tempo seco colabora para a desidratação corporal, o que leva ao ressecamento da pele, e, em alguns casos, coceira, dermatites e irritações. E uma das dicas principais para evitar problemas, novamente, é se hidratar.
+ Clima desértico e poluído: existe um jeito certo de se hidratar? Entenda
Além disso, segundo a instituição, usar cremes hidratantes ajudam a evitar esses problemas, uma vez que melhoram a retenção de água enquanto estamos expostos ao sol. Inclusive, protetor solar com substâncias emolientes (que tenham óleos vegetais, como de milho e de coco, e ácidos graxos em sua composição, por exemplo). Reduzir a temperatura do chuveiro também pode ajudar.
Veja outras dicas
- Atividade física antes das 10h e após as 16h;
- O uso de água micelar ou termal no dia a dia.