Brasil recebe primeiro lote de medicamento inédito para tratar câncer de mama no SUS
Trastuzumabe entansina será distribuído a pacientes com câncer de mama e pode reduzir em até 50% a mortalidade da doença

SBT News
O Ministério da Saúde recebeu nesta segunda-feira (13) o primeiro lote do medicamento trastuzumabe entansina, incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) em 2022 para o tratamento do câncer de mama.
O medicamento é indicado para pacientes que permanecem com a doença após a quimioterapia inicial, especialmente nos casos de câncer de mama HER2-positivo em estágio 3.
+ Inseminação artificial ou fertilização in vitro? Entenda as diferenças e qual a melhor opção
A primeira remessa incluiu 11.978 unidades. Ao todo, serão entregues quatro lotes, com as próximas remessas previstas para dezembro deste ano, março e junho de 2026. Segundo o ministério, os insumos atenderão integralmente à demanda atual do SUS, beneficiando 1.144 pacientes ainda em 2025.
+ Outubro Rosa: movimento vai além do câncer de mama e incentiva o cuidado total da mulher
O medicamento pode reduzir em até 50% a mortalidade do câncer de mama e será repassado às secretarias estaduais de Saúde, responsáveis pela distribuição conforme os protocolos clínicos vigentes. O investimento total do governo federal na aquisição dos 34,4 mil frascos-ampola é de R$ 159,3 milhões.