Paraná Pesquisas: Tarcísio venceria Haddad no 1º turno em disputa pelo governo de São Paulo
Atual governador também fica na frente de Alckmin e França nas intenções de voto para o executivo estadual; em cenário sem ele, prefeito Ricardo Nunes lidera


Emanuelle Menezes
O atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), lidera a disputa pela reeleição em diferentes cenários testados pelo Instituto Paraná Pesquisas. Segundo o levantamento, divulgado nesta quarta-feira (11), Tarcísio venceria em primeiro turno uma disputa com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT). Ele também aparece na frente de políticos como o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), e o ministro do Empreendedorismo, Márcio França (PSB).
Em um primeiro cenário estimulado, em que o instituto apresenta os candidatos, Tarcísio tem 51% das intenções de voto, enquanto Haddad aparece com 27,7%. Em terceiro, está o deputado federal Kim Kataguiri (União), com 5,2%, seguido pelo ex-prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), com 4,2%. Felipe D'Ávila (Novo) tem 1,6% das intenções de voto. Veja cenário:

Em uma disputa com Alckmin, Tarcísio tem 48,5% das intenções de voto. O vice-presidente aparece com 29,9%. Na sequência estão Kataguiri (5,3%), Serra (4,1%) e D'Avila (1,8%). Nesse caso, se a eleição fosse hoje, Tarcísio e Alckmin disputariam o segundo turno. Veja:

A vantagem do atual governador aumenta quando o embate envolve Márcio França (PSB), ministro do Empreendedorismo. Neste caso, Tarcísio aparece com 52,8% das intenções de voto, enquanto França tem 18,5%. Assim como contra Haddad, o republicano venceria a eleição no primeiro turno. Veja:

Em um quarto cenário de primeiro turno, sem o atual governador, Haddad e Alckmin, e com Ricardo Nunes (MDB), prefeito de São Paulo, o emedebista aparece na frente, com 36% das intenções de voto. França tem 24,2%, Kataguiri e Serra, 7,8%, e D'Avila, 4,6%. Veja:

Na pesquisa espontânea, quando os entrevistados são perguntados em quem votariam, Tarcísio aparece com 22,2% das intenções de voto. Haddad tem 2,8%, Alckmin, 2,3%, Nunes, 1,5%, França e Simone Tebet (MDB), 1,1%. Os outros políticos citados não alcançaram 1% das intenções de voto.

Segundo turno
O levantamento testou também os eventuais cenários de 2º turno:
Tarcísio x Alckmin
- Tarcísio de Freitas – 56%
- Geraldo Alckmin – 35,1%
- Brancos e nulos – 5,6%
- Não sabem ou não responderam – 3,2%
Tarcísio x Haddad
- Tarcísio de Freitas – 58,7%
- Fernando Haddad – 32,4%
- Brancos e nulos – 5,8%
- Não sabem ou não responderam – 3%
Nunes x Alckmin
- Ricardo Nunes – 45,3%
- Geraldo Alckmin – 40,9%
- Brancos e nulos – 8,7%
- Não sabem ou não responderam – 5,1%
Nunes x Haddad
- Ricardo Nunes – 48,2%
- Márcio França – 35,1%
- Brancos e nulos – 11,5%
- Não sabem ou não responderam – 5,1%
A pesquisa foi realizada dos dias 6 a 10 de fevereiro de 2026. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram ouvidos 1.580 eleitores, em 78 municípios. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.
Aprovação do governador
O levantamento também avaliou o desempenho da gestão de Tarcísio de Freitas no governo do estado. O republicano é aprovado por 66,7% dos eleitores. A desaprovação é de 29,4%. 3,9% dos entrevistados não sabem ou não opinaram.








