Lula, Bolsonaro e outros políticos cumprimentam Trump pela vitória nos EUA; veja repercussão de autoridades no Brasil
Presidente brasileiro pediu "diálogo e trabalho conjunto", enquanto ex-presidente comemorou com vídeo e longa mensagem; confira repercussão
Após vitória de Donald Trump nas eleições para presidente dos Estados Unidos, diversos políticos, autoridades e instituições do Brasil se manifestam, nesta quarta-feira (6), reconhecendo a volta do republicano à Casa Branca. Acompanhe repercussão:
+ Líderes mundiais parabenizam Trump por ganhar eleições nos EUA
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Lula deu parabéns a Trump em postagens nas redes sociais, afirmando que "democracia é a voz do povo" e "deve ser sempre respeitada". Também desejou "sorte e sucesso ao novo governo" e pediu "diálogo e trabalho conjunto" para "termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade" no mundo.
Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)
Bolsonaro se manifestou de madrugada, quando Trump se declarou vencedor após conquistar delegados do estado da Pensilvânia, um dos mais decisivos na disputa eleitoral dos EUA.
Publicou longo texto e vídeo reunindo encontros dos dois e comparando atentados que ambos sofreram em campanhas.
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad
Haddad falou a jornalistas no ministério e pregou "cautela interna", apesar de admitir que "o dia amanheceu, no mundo, mais tenso em função do que foi dito na campanha" do republicano. "Na campanha, foram ditas muitas coisas que causam a apreensão não só no Brasil", disse.
O ministro também declarou ver diferença entre "o que foi dito" por Trump na campanha e "o que vai ser feito" no governo. "O discurso pós-vitória oficiosa, não é oficial ainda, mas após os primeiros resultados, já é um discurso mais moderado do que o da campanha", ponderou.
O chefe da área econômica do governo Lula ainda afirmou que "temos de cuidar da nossa casa qualquer que seja cenário externo". Também disse que "democracia vai continuar resistindo" diante do que chamou de "fenômeno de extrema direita crescente no mundo".
Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos)
O governador de SP, Tarcísio de Freitas, foi na linha de Bolsonaro ao comentar vitória de Trump: comemorou com mensagem e vídeo nas redes sociais. "Começamos o dia celebrando a vitória do conservadorismo, do patriotismo, da prosperidade, da liberdade", escreveu.
Deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidente do PT
Paulo Teixeira, ministro de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar
Paulo Teixeira, ministro de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, comentou resultado antes do presidente Lula (PT), que declarou apoio à candidata derrotada Kamala Harris dias antes da eleição.
"A mais rica nação do mundo elegeu um presidente que cultiva os piores valores humanos. Nega as mudanças climáticas e a ciência e apoia a extrema direita no mundo. Tempos difíceis para a humanidade", escreveu.
Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB)
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), reeleito em 2024 para novo mandato, celebrou vitória de Trump em curta postagem nas redes: "Que esse resultado crie um novo capítulo de avanços e cooperação para nossos países!".