Bolsonaro parabeniza Trump com mensagem e vídeo comparando atentados: "Contra tudo e contra todos"
"Que a vitória de Trump inspire o Brasil a seguir o mesmo caminho", escreveu ex-presidente, em possível alusão a 2026
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deu parabéns, na madrugada desta quarta-feira (6), a Donald Trump pela vitória na eleição dos Estados Unidos. Em longa mensagem postada nas redes sociais, o ex-chefe do Executivo classificou trajetória do norte-americano como "ressurgimento de um grande guerreiro" e disse que republicano volta à Casa Branca "contra tudo e contra todos".
Bolsonaro também postou vídeo reunindo encontros passados dos dois e comparando atentados que ambos sofreram em campanhas eleitorais. Na legenda do clipe, o brasileiro publicou um versículo do livro de Salmos, da Bíblia: "O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã".
"Que vitória inspire Brasil a seguir mesmo caminho"
Em texto publicado na internet, Bolsonaro fez referência às eleições de 2020, em que Trump foi derrotado pelo atual presidente, Joe Biden, como "um processo eleitoral brutal e uma injustificável perseguição judicial".
+ ACOMPANHE: a apuração das eleições nos Estados Unidos estado a estado
O novo presidente eleito dos EUA enfrenta diversos processos judiciais e foi condenado em um deles, por falsificar documentos para encobrir suborno à atriz pornô Stormy Daniels antes do pleito de 2016.
Bolsonaro também declarou que vitória de Trump "encontrará eco em todos os cantos do mundo" e deverá representar "fortalecimento da direita e dos conservadores em muitos outros países".
"Que a vitória de Trump inspire o Brasil a seguir o mesmo caminho. Que nossos compatriotas vejam neste exemplo a força para jamais se dobrarem, para erguerem-se com honra, seguindo o exemplo daqueles que nunca se deixam vencer pelas adversidades", continuou.
No fim da mensagem, fez alusão à eleição de 2026. Vale lembrar que Bolsonaro está inelegível até 2030 e ainda tenta reverter esse cenário tanto na Justiça quanto via projetos de anistia defendidos pela bancada conservadora no Congresso Nacional.
+ Eleições nos EUA: Partido Republicano conquista maioria do Senado
"Talvez em breve Deus também nos conceda a chance de concluir nossa missão com dignidade e nos devolva tudo o que foi tirado de nós. Talvez tenhamos uma nova oportunidade de restaurar o Brasil como uma terra de liberdade, onde o povo é senhor de seu próprio destino. Até lá, seguiremos firmes, de pé, cada um de nós, pelo sonho de um Brasil forte, livre e fiel aos seus valores mais elevados."