Sistema Eletrônico de Informações do governo fica fora do ar por suspeita de ataque hacker
Ministério da Gestão e Inovação (MGI) enviou ofício aos servidores que utilizam o SEI informando sobre o "incidente de segurança cibernética"
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) do governo está fora do ar deste a manhã desta terça-feira (23). O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) enviou um comunicado para os órgãos que utilizam o serviço para informar sobre um "incidente de segurança cibernética".
+ Lula diz que fome no mundo existe por "escolha política" de líderes mundiais
O MGI desconfia que a instabilidade pode ter sido causada por ataque hacker, que também pode ter afetado funcionalidade do Processo Eletrônico Nacional (PEN). Apesar disso, não foram afetados os serviços ofertados ao cidadão via GOV.BR.
Questionado pelo SBT News sobre a previsão de retorno do funcionamento do SEI, o MGI não deu um prazo, mas afirmou que as equipes de tecnologia da informação (TI) da pasta já estão tratando o incidente para que os serviços sejam restabelecidos o mais breve possível.
O SEI é usado por 9 ministérios e outros dois órgãos públicos. O sistema é usado para gestão de processos e documentos eletrônicos. Já o PEN é uma iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública, com o intuito de integrar o acesso a documentos e processos eletrônicos.
Veja a nota na íntegra
Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que houve um incidente de segurança cibernética nesta terça-feira (23/jul) que se restringiu ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI) Multiórgão e algumas funcionalidades do Processo Eletrônico Nacional.
O sistema é responsável pelo andamento eletrônico de processos administrativos de nove ministérios e dois outros órgãos.
Não foram afetados os serviços ofertados ao cidadão via GOV.BR. As equipes de TI já estão tratando o incidente para que os serviços sejam restabelecidos o mais breve possível.