Rio de Janeiro terá GLO para garantir segurança de chefes de Estado no G20
Cláudio Castro está no Palácio do Planalto para reunião entre Lula e governadores para tratar da PEC da Segurança Pública; Tarcísio também está presente
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), afirmou que a segurança pública do Estado vai operar sob uma Garantia de Lei e Ordem (GLO), durante a reunião da Cúpula do G20, netre os dias 18 e 19 de novembro.
+ União Brasil decide apoiar Hugo Motta para presidência da Câmara, e Elmar desiste de ser candidato
O evento será realizado na cidade do Rio de Janeiro, com autoridades internacionais, como os presidentes da China, Xi Jinping, e Joe Biden, dos Estados Unidos.
A GLO é um dispositivo excepcional assinado pelo governo federal, geralmente para controlar crises na segurança pública. No caso, ela será instalada de forma pontual, como costuma ser feito em eventos internacionais, por precaução.
Pec da Segurança Pública
A reunião dos governadores sobre a PEC da Segurança Pública é uma demanada de longa data do presidente da República. Lula fala desde o ano passado que queria um encontro com governadores para trabalhar em uma lei para visar ações coordenadas entre a União, Estados e Municípios visando melhorias na segurança pública.
Entre as medidas predefinidas na PEC estão a constitucionalizaçõa do Fundo Nacional de Segurança Pública e Política Penitenciária, além de atualizações nas atribuições da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
A PEC das Armas prevê ainda a concessão de poderes semelhantes ao da Polícia Militar (PM) à PRF. A medida está no texto articulado pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski.