Ricardo Salles sobre tentativa de golpe na Bolívia: "as melancias têm coragem”
Ex-comandante do Exército, Juan José Zúñiga, liderou o avanço para a tomada do poder e foi preso
O ex-ministro do Meio Ambiente de Jair Bolsonaro (PL), o deputado Ricardo Salles (PL) fez uma publicação comentando a invasão à sede do governo boliviano pelos militares do país vizinho. Em seu X (atigo twitter), Salles disse: “na Bolívia, as melancias têm coragem”. O time de assessores da Câmara informou que “não comenta opiniões de deputados em entrevistas ou publicações em redes sociais”.
+Tentativa de golpe na Bolívia "pega mal para todos os países" da América Latina, avalia analista
“Melancia”, apesar de ser uma gíria para se designar a militares com posicionamentos à esquerda (verde por fora, vermelha por dentro), não é uma palavra conhecida no espanhol. O correto seria “sandía”.
A postagem repercutiu entre deputados. O governista André Janones (Avante-MG), por exemplo, disse estar trabalhando em uma denuncia ao Ministério Público Federal “para que se apure o crime de incitação pública das forças armadas contra os poderes constitucionais e o estado democrático de direito que o deputado Ricardo Salles possa ter cometido”.
Ambos foram procurados pela reportagem, mas não responderam. O espaço segue aberto.
+Golpe na Bolívia: qual o cenário que levou à tentativa de tomada de poder no país?
Já Bia Kicis (PL-DF), também usou a situação para falar do Brasil. Ironizou a falta de tanques nos atos que destruíram Brasília em janeiro de 2023. Kicis é contrária à ideia de que extremistas de direita tentaram aplicar um golpe no país.