Publicidade
Política

"Responderemos a qualquer tentativa de impor protecionismo", diz Lula após "tarifaço" de Trump

"Tomaremos todas as medidas cabíveis pra defender as empresas e os trabalhadores", discursou presidente no evento "O Brasil Dando a Volta por Cima"

Imagem da noticia "Responderemos a qualquer tentativa de impor protecionismo", diz Lula após "tarifaço" de Trump
Lula discursou no evento "O Brasil Dando a Volta por Cima" e falou em reação ao "tarifaço" de Trump | Reprodução/YouTube
• Atualizado em
Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quinta-feira (3), que o governo federal vai responder a qualquer tentativa de impor o protecionismo de mercado. "Tomaremos todas as medidas cabíveis pra defender as empresas e os trabalhadores, tendo como referência a Lei da Reciprocidade Econômica aprovada ontem", disse, um dia após novo "tarifaço" anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nessa quarta (2).

O chefe do Executivo falou hoje no evento "O Brasil Dando a Volta por Cima", organizado pela Secom para divulgar balanço de ações de dois anos do governo Lula 3.

+ Lula anuncia antecipação do 13º salário de aposentados e pensionistas

Em discurso sem improvisos, Lula reagiu às taxas de 10% impostas pelo governo Trump ao país. E aproveitou para anunciar novas medidas para os próximos meses, como incremento de investimento em obras, antecipação do 13º salário de aposentados e pensionistas e ampliação do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida para contemplar classe média.

"Brasil não bate continência para nenhuma bandeira que não seja a verde e amarela", reforçou.

Também participaram de "O Brasil Dando a Volta por Cima" ministros, parlamentares, autoridades e integrantes da sociedade civil.

+ Se eleição de 2026 fosse hoje, Lula e Bolsonaro empatariam em segundo turno, diz pesquisa Genial/Quaest

Durante o evento, houve entrega de uma cartilha para os servidores apresentando mais de 30 ações feitas pelo governo nos anos de 2023 e 2024. Problemas técnicos e falta de acessibilidade também marcaram a cerimônia.

O evento ocorre diante da queda de popularidade do governo, conforme mostram pesquisas recentes. O movimento de valorizar entregas do governo Lula 3 também vem em meio à alta no preço de alimentos e às tentativas do Executivo de conter a inflação.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade