Lula anuncia antecipação do 13º salário de aposentados e pensionistas
Primeira parcela deve cair ainda neste mês, segunda será em maio

Gabriela Tunes
Vinícius Nunes
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira (3) a antecipação do pagamento do 13º salário para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Fez o anúncio no evento “O Brasil dando a Volta por Cima”, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.
Segundo Lula, a primeira parcela cai ainda em abril e a segunda em maio deste ano. Essa é sexta vez seguida que o 13º é antecipado para o primeiro semestre.
Conforme o calendário do INSS, a primeira parcela deve ser depositada de 24 de abril e 8 de maio, a segunda de 26 de maio a 6 de junho.
A antecipação já havia sido “pré-anunciada” pelo secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, na última quinta-feira (27).
A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, no entanto, disse ontem (2) que antecipar os pagamentos seria “inviável” para o mês de abril. Deu a declaração durante evento do aniversário de 60 anos no Banco Central (BC) do Brasil.
“Não dá para fazer. No mês de abril, é inviável. Nós temos as dificuldades. Todos os últimos anos foram maio e junho. Então, se houver essa decisão agora do presidente [Lula], nós estamos preparados para atendê-lo em relação a isso. De novo, acho que é o presidente que tem que anunciar essa antecipação”, disse.
+ Lula entrega cartilha a servidores para mostrar o que governo fez em dois anos de gestão
Além da antecipação, Lula anunciou que o Minha Casa, Minha Vida também vai alcançar a classe média. A medida deve atender famílias com renda mensal superior a R$ 12 mil, grupo que ainda não é contemplado pelo programa.