Quem vai suceder Lira na presidência da Câmara?
Hugo Motta (Republicanos-PB) e Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ) são os únicos candidatos oficiais até agora; eleição acontece em 1º de fevereiro, um sábado
SBT News
A Câmara dos Deputados marcou para o dia 1º de fevereiro, um sábado, a sessão que vai eleger o próximo presidente e os demais integrantes da Mesa Diretora da Casa. Hugo Motta (Republicanos-PB) e Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ) são os únicos candidatos oficiais até agora para ocupar o lugar de Arthur Lira (PP-AL).
O mandato é de dois anos e, para ser eleito, o candidato precisa de maioria absoluta dos votos em primeira votação (257) ou ser o mais votado no segundo turno.
+ Câmara autoriza deputados a usar dinheiro público para pagar despacho de bagagens
Quem são os candidatos
+ Hugo Motta (Republicanos-PB) é médico e foi eleito deputado federal pela primeira vez em 2010. Ele é autor de 32 projetos de lei e de 18 propostas de emenda à Constituição. Em 2015, foi presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou denúncias de corrupção na Petrobras e, em 2023, foi relator da PEC dos Precatórios, que limitou o valor de despesas anuais com esse tipo pagamento de dívida;
+ Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ) é professor e pastor da Igreja Batista. Também é escritor e fez o papel de um frei no filme Marighella. Tem 37 anos e está em seu primeiro mandato como deputado federal. É autor do Projeto de Lei 2753/24, que inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade de aulas de prevenção a abusos sexuais. Integrou a CPI que investigou os atos antidemocráticos de 8 de janeiro.
+ Deputado é condenado a pagar R$ 2 milhões por incentivo a atos antidemocráticos
Composição e atribuições da Mesa Diretora
A Mesa Diretora é responsável pela direção dos trabalhos legislativos e pelos serviços administrativos da Casa. Uma de suas principais atribuições é a promulgação de emendas à Constituição, juntamente com o Senado.
Ela é composta pela Presidência e por quatro Secretarias. A Presidência possui um presidente e dois vice-presidentes. Já as Secretarias tem quatro secretários e quatro suplentes.
O cronograma para formalização dos blocos parlamentares, para a escolha dos cargos da Mesa e o registro das candidaturas será divulgado ainda esta semana.