Projeto na Câmara quer conceder título de cidadão honorário do Brasil a Bruno Mars
Apelidado pelos fãs brasileiros de "Bruninho", cantor está em turnê no país e se apresenta em Brasília neste fim de semana
Um projeto que tramita na Câmara dos Deputados, desde o dia 16 de outubro, quer conceder o título de cidadão honorário do Brasil ao cantor e compositor havaiano Bruno Mars, de 39 anos, que está em turnê no país.
+ Idosos e PcDs já podem emitir credencial de estacionamento em versão digital
A proposta, de autoria do deputado federal Reginaldo Veras (PV-DF), ainda precisa ser aprovada pelo plenário da Casa para que o músico possa receber a honraria, que também foi concedida ao piloto de Fórmula 1 Lewis Hamilton em 2022.
Segundo o projeto de Veras, o título a Bruno Mars seria entregue em uma sessão solene, em data a ser marcada pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados.
Ao justificar o projeto, o parlamentar afirma que a última passagem do cantor pelo Brasil "foi marcada por momentos inesquecíveis que revelam o profundo carinho que o artista nutre por nossa cultura".
+ Mais de 80 milhões de adultos sofrem com vício em bets ou jogos de azar, estima revista científica
Ainda nas palavras do deputado, nas apresentações, o artista "não poupou esforços para demonstrar seu amor pelo Brasil, incorporando elementos da nossa cultura em suas performances e interagindo com os fãs de forma calorosa e autêntica".
Ele ressalta que várias fotos e vídeos registrando "a emoção dos brasileiros ao ver seu ídolo tão próximo" foram publicados nas redes sociais.
"É inegável o impacto positivo que Bruno Mars teve em nosso país, e a concessão da cidadania honorária é uma forma de agradecer por sua contribuição e fortalecer os laços entre o Brasil e os Estados Unidos".
Segundo o deputado, ele demonstra "profundo senso de empatia e solidariedade", lembrando que Bruno Mars fez um show beneficente para ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
"Ao conceder a Bruno Mars o título de cidadão honorário, reconhecemos não apenas sua excelência artística, mas também sua capacidade de promover a união e a alegria entre os brasileiros. Sua música transcende fronteiras e nos conecta com o mundo, fortalecendo a identidade nacional", pontua.
Não há data prevista para a proposta ser votada. Por ser um projeto de resolução da Câmara, não passará pelo Senado e não depende de sanção do presidente da República.
Se o plenário da Casa Baixa aprovar, será promulgado pela própria Câmara. Não há qualquer outra proposta que concede o título de cidadão honorário do Brasil a Bruno Mars em tramitação na Casa.
+ Vídeo: veja como ficou ferimento de Lula após queda em banheiro
Bruno Mars no Brasil
Apelidado carinhosamente pelos fãs brasileiros de "Bruninho", na atual turnê o cantor fez shows em São Paulo, no Estádio MorumBis, entre 4 e 13 de outubro. Depois, seguiu para o Rio de Janeiro, onde se apresentou no Estádio Nilton Santos nos dias 16, 19 e 20.
O artista ainda passará por Brasília neste sábado (26) e domingo (27); Curitiba nos dias 31 de outubro e 1º de novembro; e encerrará sua turnê em Belo Horizonte no dia 5.
No show do dia 13, a dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó fez uma participação especial, subindo ao palco para cantar a música "Evidências", um dos maiores sucessos de sua carreira, surpreendendo o público presente. Em 8 de outubro, Bruno Mars comemorou seus 39 anos com "parabéns para você" em português.
O título de cidadão horário do Brasil indica de forma simbólica que a pessoa é vista pelo país como alguém de grande estima.