Política

Projeto aprovado no Senado aumenta lista de doenças liberadas de perícias frequentes no INSS; entenda

Pessoas com HIV já possuem essa liberação; regra vale também para pessoas com doenças permanentes

Imagem da noticia Projeto aprovado no Senado aumenta lista de doenças liberadas de perícias frequentes no INSS; entenda
Senado aprova projeto que altera liberações de perícias frequentes | Divulgação/Marcos Oliveira/Agência Senado

O Senado aprovou nesta quarta-feira (30) um projeto de lei que dispensa a perícia frequente de pessoas com incapacidade permanente, Alzheimer, Parkinson e esclerose lateral amiotrófica (ELA). O procedimento é exigido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para comprovar a condição do aposentado por invalidez ou temporário, caso do auxílio-doença.

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

Já existe uma liberação para que pessoas com HIV sejam dispensadas de perícias frequentes. Agora, as outras três doenças foram incluídas no hall de liberação do instituto. O mesmo vale para beneficiários com incapacidade permanente, irreversível ou irrecuperável.

A regra se aplica também ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), que deve ser revisto a cada dois anos, segundo a lei. O BPC atende, além de idosos em situação de vulnerabilidade, pessoas com deficiência, inclusive, com incapacidade permanente.

O texto aprovado prevê exceção para todos os casos em caso de fraude ou erro nos pagamentos. O projeto segue agora para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Últimas Notícias