Mundo

Trump ameaça impedir abertura de ponte entre EUA e Canadá

Republicano acusou o país de tratar Washington de "forma injusta" e exigiu compensações

Imagem da noticia Trump ameaça impedir abertura de ponte entre EUA e Canadá
O presidente dos EUA, Donald Trump | Daniel Torok/Official White House Photo

O presidente Donald Trump ameaçou, na segunda-feira (9), bloquear a abertura de uma nova ponte entre os Estados Unidos e o Canadá. Em publicação nas redes sociais, o republicano afirmou que permitirá a inauguração somente quando Washington for “totalmente compensado por tudo” o que deu ao país vizinho.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Chamada de Ponte Internacional Gordie Howe, a construção liga a cidade norte-americana de Detroit, em Michigan, a Windsor, em Ontário, no Canadá. Segundo o site do projeto, a infraestrutura é financiada pelo governo canadense, mas será de propriedade pública tanto do país como de Michigan quando finalizada.

Ponte Internacional Gordie Howe atravessa o Rio Detroit | Divulgação
Ponte Internacional Gordie Howe atravessa o Rio Detroit | Divulgação

Apesar da provocação, Trump não especificou como poderia bloquear a abertura da ponte. Inicialmente, a inauguração estava marcada para 2024, mas foi adiada para 2025 devido à pandemia de Covid-19, que atrasou as obras. Em outubro, as autoridades voltaram a prorrogar a data, dizendo que o trajeto não seria aberto até o “início de 2026”.

“O Canadá tratou os Estados Unidos de forma muito injusta por décadas. Agora, as coisas estão mudando. Não permitirei que esta ponte seja inaugurada até que os Estados Unidos sejam totalmente compensados ​​por tudo o que lhes demos, e também até que o Canadá trate os Estados Unidos com a justiça e o respeito que merecemos”, escreveu Trump. “Iniciaremos as negociações imediatamente”, acrescentou.

Desde o retorno à Casa Branca, em 2025, Trump vem entrando em conflito com o Canadá, especialmente em questões comerciais. Neste ano, por exemplo, ameaçou impor tarifas de 100% sobre o país após a visita do primeiro-ministro Mark Carney à China — principal competidor econômico dos Estados Unidos. A declaração veio após as nações anunciarem uma nova parceria estratégica.

Em outras ocasiões, Trump sugeriu incorporar o Canadá como o 51º estado dos Estados Unidos, alegando que a mudança seria melhor para a economia e segurança dos países. Em janeiro, o republicano chegou a publicar um mapa com a anexação, ação que foi repudiada pelo Canadá. “Nunca, jamais, o Canadá fará parte dos Estados Unidos. Nosso pessoal é forte. Nunca recuaremos diante de ameaças”, disse o governo.

Últimas Notícias