Poder Expresso: Bolsonaro pede anistia para golpistas do 8/1, Moraes prende mais três
Esta edição também destaca as falas de Putin sobre possível guerra nuclear e os ataques recentes de Israel a Gaza
O Poder Expresso desta quinta-feira (29) trata do discurso do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante a manifestação na Avenida Paulista, que aconteceu no último domingo (25). Durante o evento, Bolsonaro relativizou a minuta golpista que foi encontrada durante operações da Polícia Federal (PF).
Bolsonaro também usou seu discurso para pedir anistia aos condenados pelos atos golpistas em Brasília, no dia 8 de janeiro. Ainda nesta quinta-feira (29) dois empresários do Distrito Federal (DF) foram presos por financiar os atos golpistas, Adauto Lucio de Mesquita e Joveci Xavier de Andrade, sócios do Melhor Atacadista.
“Agora, o golpe é porque tem uma minuta de um decreto de estado de defesa. Golpe usando a Constituição? Tenha santa paciência. (…) Deixo claro que estado de sítio começa com o presidente da República convocando os conselhos da República e da Defesa”, declarou Jair Bolsonaro.
A fala do ex-presidente deve ser usada pela PF como prova na operação que investiga tentativa de golpe de Estado.
Esta edição ainda repercute as falas do presidente russo, Vladimir Putin, sobre uma possível guerra nuclear caso a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) envie soldados para a Ucrânia. Putin disse que os equipamentos são "capazes de destruir a civilização".
Em Gaza, um ataque israelense durante a fila de distribuição de comida deixou 104 mortos. O porta-voz do Ministério da Saúde de Gaza, Ashraf Al Qudra, afirmou que o ataque deixou 760 feridos, além das 104 vítimas fatais.
Também estão na pauta do Poder Expresso: deputados articulam duas Propostas de Emenda à Constituição (PEC) que podem blindar parlamentares de investigações; CACs de Goiás importavam munições dos EUA.
*Estagiária sob supervisão de Gabriella Furquim