Poder Expresso: 500 imigrantes ilegais são presos pelo governo Trump e deportação em massa é iniciada
O programa também aborda a reunião entre Lula e ministros para discutir medidas de redução de preço dos alimentos
SBT News
O Poder Expresso desta sexta-feira (24) trata da operação feita pelos Estados Unidos de deportação em massa de imigrantes ilegais, com 538 detidos desde a posse de Donald Trump, incluindo criminosos, membros de gangues e condenados por crimes sexuais. A operação é considerada a maior da história do país.
Nesta sexta-feira (24), 88 brasileiros foram deportados, devendo chegar ao Brasil pelo Aeroporto Internacional de Belo Horizonte. A deportação segue um acordo bilateral Brasil-EUA, e o Itamaraty confirmou a repatriação, mas não especificou se os deportados estavam envolvidos em crimes.
O programa também aborda o interesse da China em negociar um novo acordo comercial com os EUA, após declarações de Trump sobre um acordo mais "justo". Ele sugeriu que um acordo poderia substituir a imposição de tarifas, o que causou uma queda do dólar. Embora haja abertura para diálogo, especialistas chineses alertaram para a cautela, já que Trump ainda vê a China como um rival estratégico.
+Lula reúne ministros para debater barateamento de alimentos; governo descarta “xepa”
Também está na pauta do Poder Expresso: O presidente Lula convocou uma reunião com ministros para discutir medidas para reduzir o preço dos alimentos, após críticas sobre os custos no supermercado. O governo estuda duas propostas principais: uma, do ministro Fernando Haddad, visa a portabilidade dos vales-refeição, reduzindo as taxas cobradas pelas administradoras de cartões; outra, liderada por Paulo Teixeira, propõe a criação de uma rede de abastecimento popular para fornecer alimentos a preços mais baixos em regiões periféricas, com custo estimado de R$ 1,2 bilhão.