Publicidade

Pimenta falta a comissão na Câmara e sessão é marcada por ataques ao ministro: "Verme"

Representante da liderança do governo lamentou ausência do ministro, mas repudiou termos usados por deputados da oposição

Pimenta falta a comissão na Câmara e sessão é marcada por ataques ao ministro: "Verme"
Pimenta havia sido convidado para prestar esclarecimentos sobre medidas tomadas pela Secretaria Extraordinária da Presidência da República para Apoio à Reconstrução do RS | Mário Agra/Câmara dos Deputados
Publicidade

O ministro da Secretaria Extraordinária da Presidência da República para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, faltou à reunião marcada para que fosse ouvido por deputados, na manhã desta quarta-feira (3), na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara. O presidente do colegiado, Evair Vieira de Melo (PP-ES), proferiu uma série de ataques a Pimenta por causa da ausência.

+ Em Alagoas, Lira volta a falar sobre reserva de vagas em vez de cotas de candidaturas para mulheres

Segundo o Evair, havia votos suficientes para aprovar um requerimento de convocação ao ministro na comissão, mas a oposição e o governo fizeram um acordo para que ele fosse convidado, e não convocado, diante do compromisso de que ele compareceria. O requerimento de convite aprovado é do deputado José Medeiros (PL-MT) e diz que Pimenta prestaria esclarecimentos sobre medidas tomadas pela Secretaria Extraordinária da Presidência da República para Apoio à Reconstrução do RS.

Evair disse que Pimenta informou apenas na noite de terça-feira (2) que não conseguiria comparecer nesta quarta por causa de outros compromissos. "Ter a cara de pau, a molecagem de às 23h falar que por compromissos anteriormente assumidos não poderia comparecer aqui hoje?! Coitado do povo do RS", declarou o presidente do colegiado.

O deputado afirmou que, se Pimenta "não fosse moleque que ele é, teria avisado ontem de manhã".

+ Projeto que agrava pena para crimes cometidos durante "saidinha" é aprovado por comissão do Senado

Evair chamou o ministro de "fujão", "covarde", "despreparado" e "verme". "Aí o governo federal, do Lula, para se livrar desse verme, chamado Paulo Pimenta, se livra mandando lá para o RS", declarou.

Segundo o parlamentar, o governo enviou Pimenta para o RS porque "não sabia mais o que fazer com ele. As falcatruas que ele fez lá na Secom". O atual ministro da Secretaria Extraordinária era ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República antes de assumir o cargo atual. O deputado não detalhou as "falcatruas" que teriam sido cometidas por Pimenta.

O presidente da comissão afirmou que, ao não comparecer à reunião, Pimenta "fugiu" não só do colegiado, mas também de 300 prefeitos do RS que estão em Brasília nesta quarta. "O que o Paulo pimenta está fazendo no RS? Fugindo", disse.

"Talvez eu seja titica de galinha"

Evair também falou a respeito da declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de que os adversários políticos do governo "não valem titica de cachorro". "Talvez eu seja titica de galinha. Para quem não conhece, um dos adubos orgânicos mais ricos", declarou o deputado. Ainda de acordo com ele, não tem dificuldade "de ser comparado com adubo fértil".

Evair afirmou que Lula e seus ministros não passam de "bosta de burro", que "não serve para nada". O parlamentar ainda defendeu que os deputados assinem o requerimento de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar se houve fraude no leilão, do governo federal, de importação de arroz. Estariam faltando dez assinaturas.

Além disso, sinalizou que a comissão aprovará agora um requerimento de convocação de Pimenta.

Outros ataques

Outros parlamentares proferiram ataques a Pimenta na sessão da Comissão de Agricultura nesta quarta. "Ele é o chefe da milícia digital. Ele sim tem o gabinete do ódio", afirmou Cabo Gilberto (PL-PB). Ainda de acordo com ele, "como o PT não tem acordo".

Coronel Chrisóstomo (PL-RO), por sua vez, disse que Lula "empurrou para o RS" Pimenta porque o ministro não fazia nada em Brasília. "Não tem um gaúcho que quer esse cara lá", declarou. Além disso, chamou o ministro de "poste" e disse não saber o que ele está fazendo no RS. Também se referiu a Lula como "mentiroso" e "embriagado".

Repúdio

O deputado Emanuel Pinheiro Neto (MDB-MT), representando a liderança do governo na Câmara durante a sessão, lamentou a ausência de Pimenta, e disse que Evair tem todo o direito de se indignar com o não comparecimento do ministro e que este poderia ter avisado com antecedência que não conseguiria comparecer. Entretanto, repudiou "algumas das palavras" utilizadas na reunião, que, segundo ele, "não contribuem em nada para o debate".

Ele se referia a termos como "embriagado" e "verme". Pediu para que sejam retirados das notas taquigráficas. "Naturalmente, as palavras e os termos com que a oposição tem tratado a política brasileira têm colocado o nível quase abaixo do chão do debate público", declarou.

Ainda de acordo com ele, os parlamentares têm usado termos no debate político com um "nível de certa forma de infantilidade" ou que "beira a barbárie".

+ Tebet defende mudança em mandato de presidente do Banco Central

Ele ressaltou ainda que, em várias situações, os parlamentares "fazem a sua fala, exaltam o tom, usam de palavras inapropriadas, fazem o seu vídeo e saem da comissão, não participam do debate". "E é isso que tem provocado com que alguns ministros também reajam da mesma forma", acrescentou.

No mês passado, uma audiência pública, realizada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, com Pimenta, já como ministro da Secretaria Extraordinária da Presidência da República para Apoio à Reconstrução do RS, foi marcada por ofensas e acusações de deputados bolsonaristas e do próprio ministro a parlamentares.

Nesta quarta, após as falas de Emanuel Pinheiro Neto, Evair Vieira de Melo disse que Lula vem ofendendo a oposição e não está debatendo com ela. "Ele já nos chamou de tudo", declarou. "Eu vou tratar o Lula do jeito que ele me trata".

Publicidade
Publicidade

Assuntos relacionados

Política
Congresso Nacional
Câmara
Rio Grande do Sul
Governo Lula

Últimas notícias

Bandido faz esposa grávida refém para evitar prisão e faz "live" nas redes sociais

Bandido faz esposa grávida refém para evitar prisão e faz "live" nas redes sociais

Crime foi registrado em Lauro de Freitas (BA), região metropolitana de Salvador; homem foi preso após negociações
Após desistência de investigado por tráfico sexual, Trump nomeia Pam Bondi como procuradora-geral

Após desistência de investigado por tráfico sexual, Trump nomeia Pam Bondi como procuradora-geral

Aliada fiel de Trump, a ex-procuradora-geral da Flórida atuou como advogada do presidente eleito em seu primeiro julgamento de impeachment
Enfermeiras são flagradas fazendo babyliss enquanto pacientes esperam atendimento

Enfermeiras são flagradas fazendo babyliss enquanto pacientes esperam atendimento

UPA do Núcleo Bandeirante, no Distrito Federal, ainda não se pronunciou; imagens foram gravadas na ala amarela, destinada a urgências
Encontro "icônico": a mulher mais alta e a mais baixa do mundo se conhecem em Londres

Encontro "icônico": a mulher mais alta e a mais baixa do mundo se conhecem em Londres

O livro dos recordes realizou um chá da tarde com doces entre Rumeysa Gelgi, que mede 2,15 metros, e Jyoti Amge, que tem 62,8 cm
Menino é baleado por tiro de fuzil durante ação policial no RJ

Menino é baleado por tiro de fuzil durante ação policial no RJ

Caso foi registrado em Duque de Caxias e moradores protestaram; 20 crianças já foram baleadas ou atingidas por bala perdida em 2024
Falso registro de bebê: polícia investiga "adoção à brasileira" no Distrito Federal

Falso registro de bebê: polícia investiga "adoção à brasileira" no Distrito Federal

Homem de Belo Horizonte não quis fazer exame de DNA e alegou que criança seria fruto de relacionamento extraconjugal
Adolescente de 15 anos morre após se afogar em praia de Salvador

Adolescente de 15 anos morre após se afogar em praia de Salvador

Mãe de jovem relata angústia e denuncia notícias falsas sobre o caso, que será investigado
Miss denuncia injúria racial no Dia da Consciência Negra

Miss denuncia injúria racial no Dia da Consciência Negra

Crime foi registrado em Jaboatão dos Guararapes (PE); Lenita Dellary foi insultada por idosa branca
Homem branco chicoteia vítima e é preso por racismo e tortura

Homem branco chicoteia vítima e é preso por racismo e tortura

Crime foi registrado em Itaúna, interior de Minas Gerais; agredido tem família e não vive em situação de rua
Procura-se o maior castelo inflável da América Latina

Procura-se o maior castelo inflável da América Latina

Brinquedo foi furtado após empresário cair em golpe no interior de São Paulo; saiba como
Publicidade
Publicidade