“Quem nos critica não vale titica de cachorro”, diz Lula ao pedir à base para defender o governo
Lula também afirma que divergências de outros ministros com Rui Costa acontecem porque Casa Civil identifica "mentiras"
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que os adversários políticos do governo “não valem titica de cachorro”, nesta segunda-feira (1º). A declaração foi feita em Feira de Santana (BA), durante a inauguração da duplicação na BR-116 e anúncio de R$ 2,4 bi para infraestrutura rodoviária baiana. No evento, também foi assinada a construção de 1.075 unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida no município.
+ Lula nega desvincular reajuste de benefícios do salário mínimo
Durante o discurso, o presidente da República fez elogios à base do governo no Congresso Nacional, em especial os senadores baianos Jaques Wagner (PT-BA), líder no Senado, e Otto Alencar (PSD-BA), ambos ex-governadores da Bahia. No entanto, Lula pediu para a base ser mais enfática na defesa do governo e criticou seus adversários políticos.
“A bancada [do governo] só precisa aprender a defender a gente das pancadas que a gente toma. Nós às vezes não queremos enfrentar o debate e aquele microfone é feito pra gente debater. Não há nada que a gente não tenha que dar resposta, porque os que nos criticam não valem uma titica de cachorro [...] por menos que a gente faça a gente já fez muito melhor que eles”, disparou o presidente da República.
Mentiras
Lula também elogiou o ministro da Casa Civil, Rui Costa (outro ex-governador da Bahia), e a secretária-executiva da pasta, Miriam Belchior. Em uma das comparações com o futebol que costuma fazer, o presidente afirmou que Belchior e Costa são uma “dupla imbatível”, melhor que Romário e Bebeto e Pelé e Coutinho.
“Eles não deixam nada escapar, nenhum ministro conta uma mentira para mim que o Rui ou a Miriam não desmintam. É por isso que algumas vezes vocês ouvem que há divergência entre Rui e outros ministros [...] com a equipe que o Rui Costa montou eu tenho a certeza que posso dormir tranquilo que ninguém vai me dar uma rasteira”, disse.