Publicidade
Política

No Vietnã, Lula critica ‘anistia’ e diz que Bolsonaro ‘sabe o que fez’

Ex-presidente se tornou réu por tentativa de golpe de Estado e passará por julgamento no STF

• Atualizado em
Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar o pedido de anistia de Jair Bolsonaro (PL) – réu por tentativa de golpe de Estado. Em declaração neste sábado (29), em seu último dia no Vietnã, o líder brasileiro disse que, ao pedir anistia, os advogados do ex-presidente já estão o tratando como culpado.

+ Veja os próximos passos do processo contra Bolsonaro no STF

"É impressionante que os advogados do cidadão que está pedindo anistia não digam para ele que primeiro eles vão absolver o cidadão, que se absolver não tem anistia. Eles já estão tratando como se ele fosse culpado. Ele não está querendo nem se defender, porque sabe, no subconsciente, que fez todas as bobagens que está sendo acusado", disse Lula.

O presidente também criticou a insistência de Bolsonaro em buscar anistia aos condenados pelos ataques do 8 de janeiro de 2023 em Brasília. Segundo o petista, o projeto, atualmente parado na Câmara dos Deputados, não é prioridade do governo.

“Eu acho que anistia não é o tema principal neste instante. Tem muita coisa importante no Congresso Nacional que pretendo discutir com o Hugo [Motta, presidente da Câmara] e com [Davi] Alcolumbre [presidente do Senado]”, disse. “Eu tenho certeza que a anistia não é um tema principal para ninguém, a não ser para quem está se culpabilizando.”

+ Senador sugere que penas para condenados pelo 8/1 sejam de acordo com grau de participação

A declaração, no entanto, deve provocar um impasse no Congresso. Isso porque, nesta semana, a oposição do governo ameaçou dificultar as votações e análises de projetos na Câmara. Em mensagem a Hugo Motta, o líder do PL, Sóstenes Cavalcante, disse que “ou a Casa coloca a proposta de anistia para votação de urgência, ou nada mais anda”.

Publicidade

Assuntos relacionados

Lula
Bolsonaro
STF
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade