Motta convoca reunião de líderes antes de votar urgência do PL da anistia
Encontro na noite desta quarta-feira (17) ocorre após reunião reservada entre o presidente da Câmara e lideranças da oposição

Hariane Bittencourt
Victória Melo
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), convocou uma reunião de líderes para a noite desta quarta-feira (17). O encontro, que seria pela manhã, deve selar o futuro da proposta de anistia aos condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.
Mais cedo, Motta teve um encontro reservado com integrantes da oposição para tratar do assunto. Participaram o líder do Partido Liberal (PL) na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), o líder da Oposição na Câmara, Zucco (PL-RS) e a então líder da Minoria, Caroline de Toni (PL-SC).
+ Câmara aprova MP que amplia gratuidade e descontos na conta de luz
Nos últimos dias, o presidente da Casa indicou a bolsonaristas que a urgência do projeto seria votada hoje. Isso ainda pode ocorrer, mas depende das discussões que estão em curso.
A votação da urgência não avançou até agora por uma série de fatores que esbarram na contagem de votos. De um lado, a oposição precisa ter certeza da maioria absoluta (257 votos) para garantir que o texto tramite sem passar por comissões. O governo, por sua vez, diz não admitir qualquer tipo de perdão.
+ Lula sanciona lei que protege crianças e adolescentes no ambiente digital
Enquanto isso, uma ala do Centrão se mostra favorável a um texto alternativo, com a revisão das penas dos condenados. Seria esse, inclusive, o modelo visto com mais simpatia pelos senadores.
Nesta quarta-feira (17), o vice-presidente da Câmara, Elmar Nascimento (União-BA), disse que a votação da urgência da anistia não significa, necessariamente, apoio ao conteúdo do projeto.