Lula e Lira se reúnem após escalada na tensão entre Congresso e Planalto
Objetivo da reunião foi reafirmar papéis dos integrantes do governo na relação com o Congresso, segundo ministro
Após uma semana marcada pela escalada na tensão entre o Planalto e o Congresso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PL-AL), se reuniram a sós na manhã desta sexta-feira (9).
+ Ministro de Lula garante que governo vai cumprir acordos firmados com Lira
Em entrevista a jornalistas após o encontro, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou que o objetivo da reunião foi reafirmar os papéis dos integrantes do governo na relação com o Congresso e negou qualquer conflito.
“Não existe qualquer tipo de clima que gere tensão, muito pelo contrário”, disse o ministro. Padilha também demonstrou otimismo ao falar da relação entre os Poderes. "Teremos um ambiente positivo tanto no Senado quanto na Câmara."
Na abertura do ano legislativo, na segunda-feira (5), Lira mandou recados duros para o governo federal. "Não subestimem esta Mesa Diretora, não subestimem os membros do Parlamento e dessa legislatura", disse Lira no início do discurso.
O presidente da Câmara manifestou abertamente a insatisfação com veto do presidente Lula a emendas parlamentares que estavam previstas no Orçamento de 2024 e criticou a decisão do governo de insistir, via medida provisória, no fim da desoneração da folha de pagamento após o Congresso aprovar lei garantindo a manutenção do benefício e derrubado veto do Planalto ao texto.