Publicidade
Política

Lula viaja aos EUA para Assembleia da ONU em meio a atritos com governo Trump

Além de fazer o tradicional discurso de abertura na ONU, presidente vai à conferência sobre Israel e ainda participa de evento pela democracia

• Atualizado em
Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viaja neste domingo (21) para os Estados Unidos, onde participa da Assembleia Geral da ONU, em Nova York. A visita acontece em um contexto de atritos diplomáticos com o governo norte-americano de Donald Trump.

A agenda do presidente brasileiro começa na segunda-feira (22), em uma conferência convocada por França e Arábia Saudita para discutir uma saída pacífica para o conflito em Israel.

+ Relator no Senado se posiciona contra PEC da Blindagem aprovada na Câmara

Na terça-feira (23), Lula fará o primeiro discurso de um Estado-membro na abertura da Assembleia Geral da ONU — tradição mantida pelo Brasil desde 1947. A expectativa é de que o presidente destaque temas como a defesa da soberania nacional, em meio às tensões com Washington, além de reforçar pautas como o combate à fome.

Já na quarta-feira (24), Lula presidirá, ao lado dos presidentes do Chile e da Espanha, a segunda edição do evento “Em Defesa da Democracia”. O encontro, paralelo à Assembleia Geral, terá como foco o enfrentamento ao extremismo, à desinformação e o fortalecimento das instituições democráticas.

O presidente viaja acompanhado do chanceler Mauro Vieira. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, cancelou a ida após receber um visto restrito, com limitações de circulação em Nova York. A medida foi imposta pelos Estados Unidos em razão da participação dele na criação do programa Mais Médicos, no governo Dilma Rousseff.

Publicidade

Assuntos relacionados

Lula
ONU
Trump
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade