Lula segue roteiro de viagens internacionais com visitas à Guiana e a São Vicente e Granadinas
Presidente participa de encontros regionais envolvendo países das Américas do Sul e Central e do Caribe
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viaja na próxima semana para Guiana e depois para São Vicente e Granadinas. O chefe do Executivo participará de dois encontros regionais envolvendo países das Américas do Sul e Central e do Caribe, além de reuniões com líderes das nações participantes.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, "a viagem integra a retomada da valorização de relações com a região, iniciada com o retorno do Brasil à Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) em 2023".
+ Lula faz reunião com congressistas para atenuar crise com Legislativo
A primeira parada será na quarta-feira (28), em Georgetown, capital da Guiana. Lula participa, como convidado especial, do encerramento da 46ª Cúpula de Chefes de Governo da Caricom, a Comunidade do Caribe.
Segundo a embaixadora Gisela Padovan, secretária de América Latina do Ministério das Relações Exteriores (MRE), a cúpula é composta por "15 países-membros e são muito importantes nos organismos internacionais porque são coordenados, votam em conjunto em candidaturas e resoluções e representam 7% dos assentos da ONU e 40% da OEA".
Em Georgetown, o presidente também irá se reunir com o presidente da Guiana, Irfaan Ali, para uma visita de Estado que deve consolidar uma relação comercial.
+ Poder Expresso: Declarações de Lula inauguram tensões diplomáticas e políticas
Já na quinta (29), o presidente viaja para Kingstown, capital de São Vicente e Granadinas.
Na ilha caribenha, o presidente brasileiro participa da abertura da 8ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da CELAC, a Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos.