Poder Expresso: Declarações de Lula inauguram tensões diplomáticas e políticas
Após presidente comparar as mortes na Faixa de Gaza com o Holocausto, Israel declarou Lula como "persona non grata"
Mannu Leones*
O Poder Expresso desta segunda-feira (19) trata das tensões diplomáticas mais recentes envolvendo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No último domingo (18), Lula encerrou sua primeira viagem internacional do ano com uma coletiva de imprensa onde elevou as críticas do governo brasileiro ao estado de Israel e sua atuação na Faixa de Gaza.
+ PF intima Bolsonaro para depor na quinta-feira sobre tentativa de golpe
"O que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino não existiu em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu. Quando Hitler resolveu matar os judeus", afirmou.
O presidente brasileiro comparou as mortes provocadas por Israel aos mortos pelo Holocausto durante a Segunda Guerra Mundial. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, reagiu à declaração e classificou Lula como "persona non grata", ou seja, alguém que não é bem-vindo no país.
+ Governo de Israel declara Lula "persona non grata" após comparação com Holocausto
+ Chamado de persona non grata, Lula convoca embaixador de Israel
Esta edição também fala das declarações de Lula em relação à guerra entre Ucrânia e Rússia e ao opositor do governo russo Alexei Navalny, que morreu dentro da prisão. A morte de Navalny levantou suspeitas acerca do envolvimento do presidente da Rússia, Vladimir Putin.
Ainda na pauta do Poder Expresso: Jair Bolsonaro (PL) é intimado pela Polícia Federal (PF) para prestar depoimento no âmbito da investigação que apura tramas golpistas envolvendo membros do governo e militares. A expectativa é de que o depoimento ocorra na próxima quinta-feira (22. fev).
A fuga de dois detentos da Penitenciária Federal de Mossoró (RN) se tornou a nova pauta para o embate entre oposição e governo na Câmara dos Deputados. A casa legislativa tem o objetivo de convocar o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, para apurar informações da fuga.
*Estagiária sob supervisão de Gabriella Furquim