Chamado de persona non grata, Lula convoca embaixador de Israel
Itamaraty avalia chamar de volta diplomata que está em Tel Aviv. Presidente brasileiro comparou guerra em Gaza com o holocausto
O chanceler brasileiro, Mauro Vieira, convocou o embaixador israelense Daniel Zonshine, para uma reunião nesta segunda-feira (19) no Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro.
+Declaração de Lula sobre Holocausto mobiliza críticos e aliados
O embaixador brasileiro em Tel Aviv, Frederico Meyer, também foi comunicado sobre o encontro e deve ficar disponível para eventuais consultas enquanto viaja de Israel para o Brasil.
A reunião foi convocada após o ministro das Relações Exteriores israelense, Israel Katz, afirmar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é uma "persona non grata" no país.
No final de semana, o petista classificou como "genocídio" e "chacina" a reação de Israel na Faixa de Gaza aos ataques do Hamas, em 7 de outubro de 2023. Lula comparou a ação israelense ao extermínio de judeus promovido pelo nazista Adolf Hitler na Segunda Guerra Mundial.
Com a reação de Israel, o governo brasileiro avalia chamar Meyer de volta. A medida, contudo, não é habitual e demonstraria um abalo nas relações diplomáticas entre as duas nações.