Lula liga para Xi Jinping e conversa sobre parceria bilateral estratégica
Presidentes do Brasil e da China também debateram sobre a guerra na Ucrânia, Brics, e G20

Camila Stucaluc
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone, na noite de segunda-feira (11), com o líder chinês Xi Jinping. Na ligação, que durou cerca de uma hora, ambos os líderes debateram sobre a parceria estratégica bilateral entre os países e a conjuntura geopolítica internacional.
“Trocamos impressões sobre a atual conjuntura internacional e os recentes esforços pela paz entre Rússia e Ucrânia. Concordamos sobre o papel do G20 e do BRICS na defesa do multilateralismo”, disse Lula. “Também destacamos nossa disposição em continuar identificando novas oportunidades de negócios entre as duas economias”, acrescentou.
O telefonema entre Lula e Xi aconteceu em meio ao tarifaço de 50% imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre os produtos brasileiros. Como alternativa, o governo busca reforçar a parceria com o mercado chinês, visando garantir novos acordos comerciais.
Antes da ligação, Lula se reuniu com ministros e assessores para tratar do plano de contingência às empresas afetadas pelo tarifaço de Trump. Setores como café, laranja e a indústria foram os mais afetados pela sobretaxa, que entrou em vigor na semana passada.
+ Tarifaço: Tarcísio defende negociação do governo Lula com Trump
O encontro não foi conclusivo e novas reuniões devem acontecer nos próximos dias. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já adiantou que o plano deve incluir linhas de crédito, adiamento de cobrança de tributos, compras governamentais de produtos que seriam exportados e reformas estruturais para estimular vendas ao exterior.