Publicidade
Política

Tarifaço dos EUA: reunião de Lula sobre plano de contingência termina sem anúncio

Encontro com ministros durou quase duas horas; em meio à crise com os Estados Unidos, Lula deve ligar para Xi Jinping nesta noite

• Atualizado em
Publicidade

Terminou sem anúncio a reunião do presidente Lula (PT) com ministros e assessores do governo, nesta segunda-feira (11), para tratar do plano de socorro às empresas brasileiras afetadas pelo tarifaço do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

O encontro aconteceu no Palácio do Planalto e durou cerca de duas horas. Participaram o vice-presidente Geraldo Alckmin e os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Mauro Vieira (Relações Exteriores), Rui Costa (Casa Civil), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais), Sidônio Palmeira (Comunicação Social), Jorge Messias (Advocacia-Geral da União), além do assessor especial Celso Amorim.

A reunião teve caráter técnico e, segundo fontes, focou em debates sobre o plano de contingência que segue "avançando, mas sem data de anúncio". O encontro não foi conclusivo e novas reuniões devem acontecer, mesmo que sem a presença de Lula.

+ Apoio contra tarifaço deve incluir crédito, adiamento de tributo e estímulo à exportação, diz Haddad

Ligação para Xi Jinping

Ainda noite desta segunda-feira (11), Lula deve ligar para o presidente da China, Xi Jinping. O contato deve ser feito por volta das 22h e foi um pedido do presidente brasileiro, que nos últimos dias conversou com os presidentes Narendra Modi, da Índia, e Vladimir Putin, da Rússia.

A ligação está prevista no momento em que o governo do Brasil assinou um memorando para ampliar a parceria comercial com a China. O foco está na cooperação em finanças climáticas, infraestrutura e reforma da governança econômica global.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade