Lula e Alckmin se vacinam contra a gripe durante evento em Montes Claros (MG)
Campanha nacional de vacinação começa nesta segunda-feira (7); presidente deve seguir para SP ainda hoje

Gabriela Tunes
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) receberam a vacina contra a gripe nesta segunda-feira (7). Ao lado da figura simbólica do Zé Gotinha, Lula foi vacinado pela médica pessoal Ana Helena Germoglio. Já quem vacinou Alckmin foi o ministro da saúde, Alexandre Padilha.
+ Lula visita Minas Gerais e São Paulo antes de viagem a Honduras
A vacinação foi durante um evento em Montes Claros, Minas Gerais, onde Lula anunciou a expansão da fábrica da Novo Nordisk.
A empresa farmacêutica é importante fornecedora de insulina para o Sistema Único de Saúde (SUS). Neste momento, ela gera 2,65 mil empregos diretos e indiretos na cidade. Agora, objetivo do governo federal é gerar mais 600 empregos.
Vacinação contra a gripe
De acordo com o governo, a meta deste ano é vacinar 90% dos grupos prioritários do calendário vacinal de vacinação. Ou seja, cerca de 50 milhões de crianças, gestantes e idosos.
Segundo a pasta, o imunizante distribuído na rede pública protege contra três vírus do tipo influenza: H1N1, H3N2 e B. Para a campanha de 2025, foram adquiridas um total de 73,6 milhões de doses da vacina.
Neste ano, o período de vacinação será dividido em duas fases: no primeiro semestre, 67,6 milhões de doses devem ser distribuídas para as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. No segundo semestre, 5,9 milhões serão enviadas para o Norte.